quinta-feira, 22 de julho de 2010

"Década de 90" (Música-Legião Urbana)

Legião Urbana
Será

Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília, ativa entre 1982 à 1996. Ao todo, lançaram dezesseis álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o 3º maior grupo musical da gravadora EMI-Odeon em venda de discos por catálogo no mundo, com média de 250 mil cópias por ano. A banda foi formada em agosto de 1982 poucos meses após uma discussão de Renato Russo com sua antiga banda, "Aborto Elétrico". Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão, Flavio Lemos, reunem-se com Dinho Ouro Preto e formam o "Capital Inicial". Para compor, Renato Russo se inspirava em bandas como "The Beatles, Ramones, The smiths, entre outras e no filósofo Jean-Jacques Rousseau (daí a inspiração para o nome artístico). A primeira apresentação do Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982, no festival "Rock no Parque" em Patos de Minas, Minas Gerais. Em 23 de julho de 1983, a Legião faz no "Circo Voador", Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da banda. Após a apresentação eles são convidados a gravar uma fita demo que resultaria no ano seguinte na gravação do primeiro álbum "Legião Urbana", lançado em 2 de janeiro de 1985. O álbum "Quatro Estações" de 1989 é considerado por muitos o melhor e mais inspirado trabalho do grupo, é o álbum mais vendido da Legião, com mais de 1,7 milhão de cópias. O último concerto da Legião urbana aconteceu em 14 de janeiro de 1995, na casa de apresentações "Reggae Night" em Santos/SP. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. A banda, ainda hoje é uma das recordistas de vendas de discos do Brasil, incluindo premiações da ABPD com discos de Diamante pelos álbuns Acústico MTV de 1999 e "Que país é este" de 1987.


"Tire suas mãos de mim, eu não pertenço a você;

Não é me dominando assim, que você vai me entender;

Eu posso estar sozinho, mas eu sei muito bem aonde estou;

você pode até duvidar, acho que isso não é amor;

Será só imaginação? Será que nada vai acontecer?

Será que é tudo isso em vão? Será que vamos conseguir vencer?

Nos perderemos etre monstros, da nossa própria criação;

Serão noites inteiras, talvez por medo da escuridão;

Ficaremos acordados, imaginando alguma solução,

prá que esse nosso egoísmo, não destrua nossa coração;

Será só imaginação? Será que nada vai acontecer?

Será que é tudo isso em vão? Será que vamos conseguir vencer?

Brigar prá quê? se é sem querer; quem é que vai nos proteger?

Será que vamos ter que responder pelos erros a mais eu e você?"

(Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário