sexta-feira, 9 de julho de 2010

"DÉCADA DE 70" (Filme-Os Embalos de Sábado à Noite)


Os Embalos de Sábado à Noite

A Disco Music (ou dance music) resgatou o desejo pela dança, através do "clássico" Os Embalos de Sábado à Noite, estrelado por ninguém menos que o então iniciante, John Travolta e uma cantora pop de sucesso na Austrália, Olivia Newton john. Símbolo encontestado da disco music, o ator se tornou o "deus das discotecas" e das mulheres da época, além de exemplo para os homens. O Filme foi um dos maiores sucessos internacionais e um dos maiores campeões de bilheteria da época. Além da beleza e carisma de seus protagonistas, uma trilha sonora com grande poder de atração, na qual se destacavam os Bee Gees, transformou num fenômeno mundial a historinha prosaica do rapaz suburbano que faz sucesso nas pistas de dança de Nova York. Este fenômeno trouxe um novo balanço para a música Pop, assim como gênios da música eletrônica, cujo maior expoente da época foi, Giorgio Moroder, responsável pela descoberta da "rainha das discotecas", Donna Summer. Além desse filme, outros fizeram grandes sucessos na década de 70, foram eles:
 Tubarão (em inglês Jaws) é um filme norte-americano de 1975, dos géneros terror e suspense, realizado por Steven Spielberg e baseado em romance homónimo de Peter Benchley. A trilha sonora do filme é de John Williams. O filme teve uma produção complicada, estourando o orçamento de US$ 4 milhões até 9 milhões, vendo muitos atrasos e enfrentando problemas com o tubarão mecânico que levaram muitas cenas a apenas sugerir a presença do predador. Apesar disso, foi bem recebido pela crítica, sendo considerado um clássico do cinema, e se tornou um grande sucesso de bilheteria, conseguindo o que foi à época o maior faturamento da história com 470 milhões de dólares. Tubarão é creditado junto com Star Wars (br: Guerra nas Estrelas), de George Lucas, como iniciador da era dos filmes arrasa-quarteirão (blockbuster). No Brasil o filme também fez muito sucesso, tendo levado mais de 13 milhões de pessoas aos cinemas. O filme teve as seguintes sequências, sem a participação de Spielberg: Tubarão II (1978), Tubarão III (1983) e Tubarão IV - A Vingança (1987).
O Exorcista (no original em inglês: The Exorcist) é um filme estadunidense de 1973, do gênero terror, realizado por William Friedkin. O roteiro é de William Peter Blatty, baseado em livro homônimo de sua autoria. O filme aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos pelo demônio Pazuzu. O livro de Blatty teve inspiração em um exorcismo de um garoto de 14 anos de idade documentado em 1949. O filme tornou-se um dos mais lucrativos filmes de terror de todos os tempos, arrecadando o equivalente a U$ 441.306.145,00 em todo o mundo. O Exorcista estreou dia 26 de dezembro de 1973 nos Estados Unidos e foi distribuído pela Warner Bros. Foi o primeiro filme de terror indicado ao Oscar De Melhor Filme.
 "Laranja Mecânica" (Stanley Kubrick) em 1971, "O Poderoso Chefão I e II" (Francis Ford Coppola) em 1972 e 1974, "Papillon" (Franklin J. Schaffner) em 1973, "Alcatraz - Fuga Impossível" (Don Siegel) em 1979 e "Contatos Imediatos de Terceiro Grau" (Steven Spielberg) em 1977, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário