sexta-feira, 9 de julho de 2010

"DÉCADA DE 70" (Esporte-Brasil Tri-Campeão do Mundo de Futebol / Bi-Campeão de Fórmula 1)



Seleção Brasileira Tri-campeã do Mundo
Emerson Fittipaldi

Esportes


Brasil Tri-Campeão do Mundo de Futebol / Bi-campeão de Fórmula 1

Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores (Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres, entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez Campeão do Mundo ao vencer a Itália por 4x1. Ao tornar-se Tricampeão o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
A desorganização que imperou em 1966 serviu de lição à Confederação brasileira de Desportos. Para a Campanha do México, a CBD traçou um plano eficiente. A regidez do regime militar que governava o Brasil foi levada para a seleção brasileira. O comando da delegação foi entregue ao major-brigadeiro Jerônimo Bastos. O supervisor era o capitão do Exército Cláudio Coutinho e um dos preparadores físicos era o também capitão Carlos Alberto Parreira. A Copa de 70 foi a primeira a ser transmitida pela TV via satélite, marcando, assim, a comercialização maciça do torneio.
No Automobilismo a década de 70 foi a era de ouro de Emerson Fittipaldi (São Paulo-SP, 12/12/1946). Em 1972, terceiro ano de sua carreira como profissional pela Lotus, Fittipaldi, tornou-se, aos 25 anos, o mais jovem campeão de Fórmula 1 do mundo, ao acumular cinco vitórias. Seu prestígio leva à entrada do Grande Prêmio do Brasil (circuito de Interlagos) no calendário internacional em 1974. No mesmo ano Fittipaldi troca a Lotus pela Mclaren e com três vitórias (inclusive Interlagos), sagra-se bicampeão do mundo. Fittipaldi foi bicampeão da Fórmula 1 em 1972 e 1974, campeão da CART (Fórmula Indy) em 1989 e bicampeão das 500 milhas de Indianápolis em 1989 e 1993. Junto ao irmão Wilsinho, Emerson, idealizou, criou e pilotou o carro da primeira e única equipe brasileira construtora de Fórmula 1: a Copersucar Fittipaldi. Escreveu sua autobiografia: Emerson Fittipaldi: uma Vida em Alta Velocidade, pela Editora Objetiva. Emerson Fittipaldi é o único Brasileiro e um dos poucos pilotos da história da Fórmula 1 a vencer um grande prêmio em seu ano de estréia. Atualmente, trabalha como diretor da equipe A1 Team Brasil, que representa o país na A1GP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário