sexta-feira, 9 de julho de 2010

"DÉCADA DE 70" (Música-Discoteca / Donna Summer / As Frenéticas)













Música - Discoteca / Donna Sumer / As Frenéticas

Eclodiam na Década de 70 os movimentos musicais do Rock and Roll e das Discotecas, também conhecida como a "Década da Discoteca", devido ao surgimento da Dance Music. Era conhecido como Rock Progressivo. Diversos artistas se reuniram na proposta, sendo os de grande destaque, Pink Floyd, Genesis e outros. Em 1973 o concerto de Elvis Plesley, "Aloha From Havaii", tem uma audiência estimada em mais de 1 bilhão de espectadores, tornando ele até hoje, O Rei do Rock and Roll. Na Década de 70 dançava-se. Os tempos de ficar sentado, de olhos semicerrados, balançando lentamente a cabeça ao som de músicas ouvidas ou imaginadas estava terminando. O corpo exigia participação, os componentes químicos eram outros, uma iquietação vaga e precisa, dispersa, sem nome e muito real circulava pelas correntes sanguíneas. Como você dançava definia sua tribo, que podia ser atlético, acrobático e coreografado com precisão. O cara que tocava as músicas era sonoplasta ou discotecário, as pistas de dança além de "uma bola espelhada e refletores", tinham equipamentos de som e discos que misturava Jovem Guarda, Rolling Stones e Donna Summer, além do sucesso do grupo nacional "As Frenéticas", paralelo ao supersucesso da novela "Dancing Days".


LaDonna Adrian Gaines, conhecida mundialmente como Donna Summer (Boston, Massachusetts, 31 de dezembro de 1948) é uma cantora pop norte-americana mais conhecida por suas gravações em estilo disco dos anos 70, que deram a ela o título de "Rainha da Disco". Em 37 anos de carreira, estima-se que tenha vendido mais de 130 milhões de cópias de seus discos. Summer foi um caso raro na cena disco, pois sua carreira iniciou-se antes da esplosão daquele estilo e continuou após aquela fase. Seu trabalho ainda é aplaudido pela crítica e ela permanece como uma das poucas artistas da "Era Disco" ainda aceitas pela crítica atual.


As Frenéticas, foi um grupo musical feminino, formado por seis vocalistas, que surgiu em 1976, no Rio de Janeiro, no auge do sucesso das discotecas. Em 5 de agosto de 1976, o compositor e produtor musical Nelson Motta inaugurou num shopping no bairro da Gávea, Rio de Janeiro, a discoteca "Frenetic Dancing Days", que se tornou a febre das noites cariocas. Para servir as poucas mesas no espaço, Motta teve a idéia de contratar garçonetes que, vestidas de malhas colantes, com saltos altíssimos e maquiagem carregada, fariam o atendimento e no meio da noite subiam ao palco de surpresa e cantavam três ou quatro músicas. O sucesso das "Frenéticas", como foram chamadas para associá-las ao nome da discoteca, foi tão grande, que passaram a cantar mais de uma hora e deixaram de ser garçonetes. As Frenéticas eram: Sandra Pêra, Regina Chaves, Leiloca, Lindoka, Dulcilene Morais e Edir de Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário