sexta-feira, 9 de julho de 2010

"DÉCADA DE 70" (1ª Transmissão de TV em Cores / 1º Videogame, 1º Bebê de Proveta)




1ª TV em cores de Brasil


- Em 1970 se fez a primeira transmissão de TV em cores do Brasil (Copa do Mundo do México com o Brasil Tricampeão) pela Embratel, em caráter experimental e fechado, para um público seleto, iniciando uma nova divisão social entre os que podiam trocar seu velho aparelho pelo colorido e os que tiveram que manter a relíquea em preto-e-branco. Segundo o senso demográfico nacional da época, 27% das residências brasileiras ja estão equipadas com televisores. Porém 75% dos milhões de televisores estão concentrados no eixo Rio-SP. Em 19 de fevereiro de 1972, foi realizada a primeira transmissão pública de TV em cores, com programação produzida no Brasil, a Festa da Uva em Caxias do Sul /RS. A geração da nova imagem fica a cargo da TV Difusora e nos intervalos dos desfiles é apresentado os mais famosos contratados, astros e estrelas das novelas (Tarcisio Meira, Gloria Menezes, Lima Duarte, Francisco Cuoco, Sonia Braga, Antônio Fagundes, entre outros) e shows. A Rede Globo é a grande atração do evento. Nessa época na TV Tupi estreava o "Programa Flavio Cavalcanti", exibido aos domingos. Na Rede Globo, o "Programa Silvio Santos", era ao vivo, das 12 às 20h, trazendo musicais e concursos. Na TV Record, após 17 anos, sai do ar o telejornal "Repórter Esso". A TV Excelsior fecha as portas definitivamente, com sua programação sendo transmitida precariamente apenas para São Paulo. A TV Cultura de São Paulo, nos primeiros anos, dá ênfase aos esportes amadores.

1º Videogame do Mundo Odissey 100
- Em 15 de novembro de 1971, a Intel lança o primeiro microprocessador comercial do mundo, para atender uma empresa japonesa - O Intel 4004. É um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções. Em janeiro de 1972 é lançado pela Magnavox, o Odyssey 100, primeiro videogame do mundo. Só tinha dois jogos: Tennis e Hockey.

1º Bebê de Proveta do Mundo
- Em 25 de junho de 1978, nasce o primeiro Bebê-Proveta do mundo, chama-se Louise Brown, nasceu em Bristol, na Inglaterra. Esta gestação foi obtida após mais de dez anos de experimentos em embriões, realizados pela equipe dos Drs. Edwards e Steptoe.A publicação do caso foi feita em agosto de 1978, ou seja, apenas dois meses após o seu nascimento. Uma importante questão levantada foi a da confidencialidade e da privacidade da família e, em especial, da criança. Bebê de Proveta é um bebê proveniente de uma inseminação artificial ou fertilização in vitro, ou seja, não resulta de uma fecundação em condições naturais, proveniente de uma relação sexual entre um homem e uma mulher, mas antes da fecundação gerada em laboratório. Designa-se Proveta exatamente para aludir à sua "criação" laboratorial. Quando completou dezoito anos, em 1996, ela era professora de uma creche em Bristol/Inglaterra. É atualmente uma trabalhadora postal e já foi enfermeira em Bristol. Aos 28 anos, no dia 20 de dezembro de 2006, Louise Brown deu à luz um bebê por parto normal. Todos os anos a imprensa noticia algum fato a respeito da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário