sexta-feira, 9 de julho de 2010

"DÉCADA DE 70" (Música- Clara Nunes / Doces Bárbaros)







Clara Nunes

Jane e Herondy
 
Música - Clara Nunes / Doces Bárbaros

No Brasil na década de 70, destaque para o trabalho de, Rita Lee e Tutti Frutti e a Banda Baiana Doces Bárbaros, idealizada por Maria Bethania, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso.
Erasmo Carlos (1971) Depois da Jovem Guarda, o tremendão caiu na psicodelia, ouviu muito rock sulista e fez um clássico do gênero. Raul Seixas (1973), compôs nessa época, "Mosca na Sopa", Metamorfose Ambulante", "Al Capone", entre outras. Secos & Molhados (1973), o grupo tinha entre os integrantes, Ney Matogrosso. Os "Secos" se vestiam com máscaras e roupas exuberantes e pareciam mais um bando de alienígenas. Entre os clássicos, a versão para o poema "Rosa de Hiroshima", de Vinicius de Moraes. E Rita Lee & Tutti Frutti (1975) Depois dos Mutantes, Rita montou uma ótima banda e fez um grande sucesso. "Ovelha Negra" e "Agora só falta você", foram exemplo desse sucesso. Em 1970 Roberto Carlos fazia sucesso com: "Jesus Cristo", Dalva de Oliveira com: "Bandeira Branca", e Elis Regina com: "Madalena" entre outros; Em 1971, Márcio Greyck fazia sucesso com: "Impossível acreditar que perdi você" e Roberto Carlos "Detalhes"; Em 1972 Sérgio Sampaio fazia sucesso com "Eu quero é botar meu bloco na rua", Odair José com "Eu vou tirar você desse lugar" e Novos Baianos com "Preta Pretinha"; Em 1973 Dominguinhos fazia sucesso com "Eu só quero um xodó", Tim Maia com "Réu Confesso", Secos e Molhados com "O vira" e "Rosa de Hiroshima"; Em 1974 Hyldo fazia sucesso com "Na rua, na chuva, na fazenda (casinha de sapê)" e Dalto com "Flash Back". Em 1979, Elba Maria Nunes Ramalho, lançou seu primeiro álbum, "Ave de Prata". Elba Ramalho, cantora, compositora, produtora e atriz brasileira, vencedora de um prêmio ainda enquanto atriz, por sua interpretação de "O Nosso Amor" com Marieta Severo em 1977. E na segunda metade da década as cantoras: Clara Nunes, Beth Carvalho e Alcione se revezam em sucessos e se tornam, de direito e de fato, as damas do Samba. Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, mais conhecida como Clara Nunes, foi uma cantora brasileira, considerada umas das maiores intérpretes do país. Foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias, derrubando um tabu de que mulher não vendia discos. Morreu aos 39 anos, no auge do sucesso, vítima de uma reação alérgica após cirurgia de varizes.
Jane e Herondy é uma dupla musical brasileira de grande sucesso na década de 1970, formada por Jane Moraes e Herondy Bueno. Recordista de vendas com a música Não Se Vá1 . A dupla recebeu os direitos autorais dessa música em 1976. Fez shows por todo o Brasil e participou de programas de televisão como Qual é a Música?, Cassino do Chacrinha e Almoço com as Estrelas. Ganharam vários prêmios e gravaram mais de 50 discos. A dupla foi casada por 33 anos, ficaram separados cerca de sete anos. Em 2010 eles se reconciliaram. Após a volta do casal, decidiram retomar a carreira artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário