quarta-feira, 14 de julho de 2010

"DÉCADA DE 80" (Música- Byafra/Adriana/Nikka Costa/Markinhos Moura)



Adriana
Byafra








Markinhos Moura

Nikka Costa


Byafra/Adriana/Nikka Costa/Markinhos Moura

-Byafra, nome artístico de Maurício pinheiro Reis, (Niterói, 15 de outubro de 1957) é um cantor e compositor brasileiro. Aos 12 anos de idade no comando da percussão, Byafra era apenas Maurício, filho caçula de uma família de três irmãos que sonhava com o sucesso. Recebeu uma flauta de sua mãe e passou a se alimentar de música todos os dias. Na metade dos anos 70, a carreira musical já era seu principal projeto de vida. E foi nessa época que nasceu "O Circo", banda que teve rápido sucesso com Byafra como vocalista. Já em seu terceiro álbum - "Despertar" (1981) Byafra recebe seu primeiro Disco de Ouro ao superar 100 mil cópias vendidas, depois viria a fazer mais sucesso com as músicas: "Leão Ferido" e "Sonho de Ícaro", entre outras. Byafra jamais deixou de ter suas canções cantadas e lembradas por fãs e artistas de todas as gerações, tornando-o inesquecível.

-Adriana Rosa dos Santos (Rio de Janeiro, 1959) mais conhecida como "Adriana", é uma cantora carioca. Casada com o biologo marinho, produtor, compositor e músico Márcio Monteiro. No inicio a cantora estorou nas paradas de sucesso na década de 60 com a música "Anjo Azul", a música vendeu 380 mil cópias. Em 1969, foi eleita a "Rainha Hippe" do movimento Tropicália. Em 1978 Adriana foi escolhida como Melhor Intérprete e Compositora no Festival de Mar Del Prata, na Argentina, coma a composição "O Cara". Após o grande êxito inicial, Adriana desapareceu por grande período das paradas de sucesso, voltando a aparecer na mídia em 1986 quando gravou o Lp "Adriana", que trazia "I Love You Baby" (Gilson/Joran), canção que fez grande sucesso e trouxe Adriana de volta aos palcos populares da TV.

-Marcus Antônio Sampaio Moura (Fortaleza, 13 de junho de 1957), mais conhecido como Markinhos Moura, é um cantor brasileiro. Consagrou-se com o sucesso "Meu Mel", na década de 1980. Fez apresentações no Brasil e nos Estados Unidos, além de alguns países da Ásia. Participou frequentemente de vários programas de televisão. Iniciou sua carreira artística em Fortaleza, como ator, protagonizando musicais com "Os Saltimbancos" e o "Reino da Liminúria". Logo Markinhos foi convidado a participar como atração fixa no programa de televisão "Augusto Borges", líder de audiência regional. Lá, interpretaria canções que eram sucesso na voz de Elis Regina (Cantora que sempre foi confundido pelo seu timbre de voz), Milton Nascimento, Caetano Veloso e Ney Matogrosso. Atualmente reside em São paulo.

-Nikka Costa, nome artístico de Domenica Costa (Tóqui, 4 de Junho de 1972), é uma cantora estadunidense que combina elementos de funk, soul e blues, além de outros gêneros. Ela é filha de Don Costa, um arranjador e produtor de música pop, com o qual ela gravou alguns álbuns quando criança, muitos dos quaisre ceberam Disco de Platina. Sua carreira começou aos 5 anos, cantando ao lado de Don Ho no Havaí, para um especial de Natal produzido por seu pai. Aos 7 anos, cantou a música "On My Own" em um show na Itália e o sucesso da apresentação foi tão grande que acabou gerando seu primeiro disco. O disco foi lançado em 1981 e vendeu dois milhões de cópias no mundo todo. Depois de lançar seu segundo disco, "Fairy Tales" (1983, Nikka Costa ficou 6 anos sem gravar, devido à morte de seu pai. Em 1992, ja aos 20 anos passou a fazer shows e escrever músicas próprias. Em 2000, começou a trabalhar com Dominique Trenier (produtor), que mudou completamente o estilo da cantora, que faz agora rhythm & blues com pegada de rock no novo disco, lançado em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário