Francisco de Paula Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier, (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 - Uberaba, 30 de Junho de 2002) foi um médium e um dos mais importantes divulgadores do Espiritismo no Brasil. O seu nome de batismo Francisco de Paula Cândido, era em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo seu nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos. Nos anos 1970, começou a ajudar pessoas pobres com o dinheiro da vendagem de seus livros, tendo para tanto criado uma fundação. Chico Xavier psicografou 451 livros, mesmo não tendo ensino completo, ele escrevia em torno de 6 livros por ano entre eles livros de romances, contos, filosofia, ensaios, apólogos, crônicas, poesias, etc. Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras. Reproduzia apenas o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros. Vendeu mais de 50 milhões de exemplares em português, com traduções em inglês, espanhol, japonês, esperanto, italiano, russo, romeno mandarim, sueco e braile. Psicografou mais de 10 mil cartas de mortos para suas famílias. Em 30 de junho de 2002, Chico Xavier faleceu, aos 92 anos de idade em decorrência de parada cardíaca. Conforme relatos de amigos e parentes próximos, Chico teria pedido a Deus para morrer em um dia em que os brasileiros estariam muito felizes e que o país estaria em festa, por isso ninguém ficaria triste com seu passamento. O País festejava a conquista da Copa do Mundo de Futebol de 2002 no dia de seu falecimento. Chico foi eleito o mineiro do século XX, seguido por Santos Dumont e Juscelino Kubitschek. Em abril de 2010 (data em que Chico completaria 100 anos) foi lançado o filme sobre a vida de Chico Xavier, orçado em 7 milhões de reais, um dos filmes mais caros produzidos no Brasil. Quem interpretou Chico Xavier em diversas fases de sua vida no cinema foram os atores, Nelson Xavier, Ângelo Antônio e Matheus Costa. "Chico Xavier", filme que conta a tragetória espírita do maior médium brasileiro é forte concorrente a filme mais visto de 2010.
"O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros."
(Chico Xavier)
"O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros."
(Chico Xavier)
Nenhum comentário:
Postar um comentário