O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594). Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc. O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos. Entrevistando o ator Morgan Feeman, o repórter Mike Wallace pergunta: O que o Sr. acha do "Mês da Consciência Negra"? Morgan - Ridículo, você vai confinar toda a minha História a um único mês? então o repórter Mike Wallace pergunta: E como vamos nos livrar do Racismo? Morgan - Quando pararmos de falar nisso! eu vou parar de chamá-lo de branco... e o que eu lhe peço, é que pare de me chamar de negro! Eu lhe conheço por Mike Wallace e você me conhece por Morgan Feeman. Simples e objetivo. Somos todos seres humanos completamentes diferentes, porém todos criados por um único Deus com toda a sua excência. "Orgulhosamente, exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial." (Matilde Ribeiro - Ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial)
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
"Década de 2010" (Personalidades - Marcos Paulo)
Marcos Paulo
Marcos Paulo Simões (São Paulo, 1 de março de 1951 — Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2012) foi um ator e diretor de televisão e cinema brasileiro. Começou sua carreira com apenas cinco anos de idade, na TV Tupi, incentivado pelo seu pai adotivo, o autor de novelas Vicente Sesso. Marcos Paulo foi casado quatro vezes e era pai de três filhas. Sua primeira mulher foi a jornalista Márcia Mendes (1976-1977). Depois, ele se casou com a também jornalista Belisa Ribeiro (1978-1981). Também foi casado com a atriz Renata Sorrah (1982-1984), mãe de sua filha Mariana. Sua terceira mulher foi a também atriz Flávia Alessandra (1997 - 2002), com quem teve a filha Giulia. Mais recentemente, Marcos Paulo estava casado com Antônia Fontenelle. Ele tem também uma filha, Vanessa, fruto do seu relacionamento com a modelo italiana Tina Serina (1970 - 1971). Na década de 1970 ele atuou em novelas como: Pigmalião 70, Uma Rosa com Amor, Gabriela, O Casarão, entre outras. Na Década de 1980: Eu Prometo, Corpo a Corpo, Transas e Caretas, Roque Santeiro, Sinhá Moça, Brega e Chique, Tieta, entre outras. Na Década de 1990: Meu Bem Meu Mau, Cara e Coroa, Por Amor, entre outras. Na Década de 2000: Começar de novo, páginas da Vida e Desejo Proibido. Como Diretor foram grandes sucessos: Dancin' Days, Brilhante, Roque Santeiro, Fera Ferida, Meu Bem Querer, A Indomada, Desejo Proibido, entre outras. Dirigiu também programas de Humor como "Os Caras de Pau". No cinema, ele assinou apenas uma produção como diretor-geral, que foi o sucesso Assalto ao Banco Central, de 2010. Foi-lhe diagnosticado um câncer de esôfago em maio de 2011. Ao fim do ano, o diretor considerou a batalha contra o câncer como um renascimento. Em agosto de 2011, ele passou por uma cirurgia para remover o tumor que descobriu por exames de rotina e ainda no início. Apesar de abatido e visivelmente mais magro, o ator não deixou sua rotina de trabalho de lado. Morreu em sua casa no Rio de Janeiro no dia 11 de novembro de 2012, de embolia pulmonar. O velório e a cerimônia de cremação aconteceram na manhã de segunda-feira (12), no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro.
domingo, 11 de novembro de 2012
"Década de 2010" (Cinema-Gonzaga/Até que a sorte nos separe/A Dama de Ferro/O espetacular Homem-Aranha)
Cinema
Em 2011, filmes brasileiros se destacaram no cinema: "As mães de Chico Xavier", Sinopse: três mães enfrentam problemas: o filho de Ruth (Via Negromonte) está envolvido com drogas; Elisa (Vanessa Gerbelli) tenta dar o máximo de atenção ao seu filho pequeno para suprir a falta do pai; Lara (Tainá Müller) é uma professora surpreendida por uma gravidez não planejada. Tags: Caio Blat, Herson Capri, Nelson Xavier, Neuza Borges, Paulo Goulart Filho, Silvia Bonet, Tainá Müller, Via Negromonte. "Tropa de Elite 2", Sinopse: o Capitão Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. Tags: André Ramiro, Capitão Nascimento, Fernanda Machado, Irandhir Santos, João Miguel, Maria Ribeiro, Milhem Cortaz, Milícias, Política, Rio de Janeiro, Seu Jorge, Tainá Müller, Wagner Moura. "Assalto ao Banco Central", Sinopse: No filme Assalto ao Banco Central, em Agosto de 2005 164.7 milhões de reais foram roubados do Banco Central em Fortaleza, Ceará. Sem dar um único tiro, sem disparar um alarme, os bandidos entraram e saíram por um túnel de 84 metros cavado sob o cofre, carregando 3 toneladas de dinheiro. "O Homem do Futuro", Sinopse: No filme "O Homem do Futuro", Zero é um cientista genial, porém infeliz, que odeia a própria vida. Há 20 anos, foi humilhado publicamente na faculdade e perdeu o grande amor de sua vida – Helena. Prestes a ser demitido, Zero aciona, antes de totalmente concluído, o acelerador de partículas mais barato do mundo. Os Lançamentos brasileiros de 2012: “Até Que a Sorte nos Separe” conta a história de Tino, um pai de família que tem sua rotina transformada ao ganhar na loteria. Em dez anos, o fanfarrão gasta todo o dinheiro com uma vida de ostentação ao lado da mulher, Jane. "Gonzaga - De Pai para Filho", um acerto de contas entre pai e filho. Esse é o drama que sustenta o filme Gonzaga - de pai pra filho, que conta a biografia de Luiz Gonzaga e retrata, ao mesmo tempo, como era a relação entre ele e o filho Gonzaguinha. "Para funcionar bem no cinema, toda biografia tem que ter um drama pra puxar a história", declarou o diretor Breno Silveira, que escolheu três artistas (Land Vieira, Chambinho do Acordeon e Adélio Lima) para interpretar o personagem de Luiz Gonzaga em diferentes fases da vida.
Os filmes Internacionais de 2012 prometem, dentre os filmes mais esperados, estão The Iron Lady (Dama de ferro), com a maravilhosa Meryl Streep, que conta a história da primeira ministra britânica Margaret Thatcher, e todo o preço que ela pagou para chegar nesta posição social. Continuando a lista de filmes em 2012 temos os filmes de ação: Sherlock Holmes 2, uma mistura de ação e aventura recheada de efeitos especiais incríveis, e claro Missão Impossível 4: Protocolo Fantasma, novamente com o Tom Cruise, agora com mais rugas. Star Wars Episódio 1 – A Ameaça Fantasma, esse filme vai ser interessante é o relançamento de um dos maiores sucessos do cinema agora em 3D. Motoqueiro Fantasma 2, Anjos da Noite 4: Um novo Amanhecer e Fúria de Titãs 2. No gênero de filmes dramáticos além do The Iron Lady, dentre os filmes para 2012 temos: Cavalo de Guerra (War Horse), Compramos um Zoológico (We bought a zoo), Tão Forte e Tão Perto (Extremely Loud and Incredibly Close), Flor da Neve e o Leque Secreto (Snow Flower and the Secret Fan), O homem que mudou o jogo (Moneyball), Histórias Cruzadas (The Help), 2 Coelhos e O Espião que Sabia Demais (Tinker Tailor Soldier Spy). Dentre os lançamentos para 2012 de comédia se encontram: Noite de Novo Ano (New Year’s Eve), Cada um tem a Gêmea que Merece (Jack and Jill), Diário de um Jornalista Bêbado (The Rum Diary), American Pie 4: O Reencontro (American Reunion) e Todo Mundo em Pânico 5 (Scary Movie 5). O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey), A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 (The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 2), Batman 3: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises), e O Espetacular Homem-Aranha (The Amazing Spider-man). A Divisão (The divide), Filha do Mal (The Devil Inside), A coisa (The thing), O Despertar (The Awakening),O Último Exorcismo 2 (The Last Exorcisme 2), Pânico 5 (Scream 5), Rec4: A pocalypse, e House at the End of the Street.
sábado, 10 de novembro de 2012
"Década de 2010" (Personalidades - Claudia Abreu)
Cláudia Abreu Fonseca (Rio de Janeiro, 12 de outubro de 1970) é uma atriz brasileira de cinema, teatro e televisão. Formada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Rio de Janeiro, Cláudia Abreu é casada com o cineasta José Henrique Fonseca, com quem tem quatro filhos, Maria (2001), Felipa (2007), José Joaquim (2010) e Pedro Henrique (2011). Iniciou sua carreira no Tablado (tradicional companhia de teatro, fundada por Maria Clara Machado, em 1951, no Rio de Janeiro) pelas mãos de seu tio Ovídio que, apesar de não ser ator de carreira, encenava peças pela companhia como uma espécie de 'segunda profissão'. Na época, não era fácil juntar-se à companhia. O tio, no entanto, conseguiu uma vaga para os irmãos mais velhos de Cláudia, que não demonstraram interesse pela oportunidade. Cláudia aceitou a oferta por curiosidade, e passou a fazer o curso como uma espécie de atividade extracurricular. Para sua surpresa, começaram a surgir várias oportunidades de testes para comerciais, convites para grupos de teatro infantil e outros trabalhos. Aos quinze anos, a jovem atriz foi chamada para um teste de telenovela na Rede Globo. Em suas próprias palavras, o retorno foi imediato — quando percebeu, já era atriz profissional. Em 1986, fez sua estréia na Rede Globo, ao participar de um episódio do extinto Teletema. O programa nem havia ido ao ar e a atriz já estava escalada para despontar em um dos papéis principais da novela Hipertensão. Na trama, interpretou Luzia, personagem que morria por volta do capítulo 100. Num emendo, integrou o elenco da novela O Outro. Se tornou popular por uma série de papéis marcantes em novelas, minisséries, seriados e especiais da TV Globo. Em 1989, co-protagonizou o grande sucesso Que Rei Sou Eu?, em que incorporou a princesa Juliette, que dançava lambada e até aparecia de minissaia em pleno século XVIII, mostrando ao público seu lado cômico. Em 1990, viveu uma das personagens mais marcantes de sua carreira, a dançaria Clara, da novela Barriga de Aluguel. Na trama, Clara aceitava alugar o útero para gerar o filho de outra mulher, levantando a discussão sobre quem deveria ficar com a criança, a mãe biológica ou a mãe de aluguel. Em 1992, integrou o elenco da minissérie Anos Rebeldes. Como a jovem militante Heloísa, que de mocinha mimada e rica, entra para a luta armada e combate o golpe militar de 1964. Sua atuação na minissérie lhe rendeu o prêmio de melhor atriz pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Em seguida, protagonizou a novela Pátria Minha e, posterior a esse trabalho, a procura de diversificar sua carreira, após oito anos participando de novelas quase que anualmente, inicou seu primeiro período sabático, a partir de 1995, limitando-se a participações pontuais e bissextas nas séries A Vida Como Ela É e A Comédia da Vida Privada, e nas minisséries Guerra dos Canudos e Labirinto. O ano de 1997, é particularmente prolífico em sua carreira. Após uma marcante participação no média metragem Absinto, em 1992, Tieta é lançado, em fins de 1996. Ao lado de Sônia Braga e Marília Pêra, interpretou Leonora. No ano seguinte, mais alguns trabalhos seus chegam aos cinemas: O Que É Isso, Companheiro?, onde faz o papel da guerrilheira Renée, ao lado do americano Alan Arkin, e Ed Mort, como Cibele, que lhe rendeu o prêmio Lente de Cristal, no Festival de Cinema de Miami. Em 1999, seu retorno às grandes produções da televisão vem no papel da escrava branca Olívia Xavier, em Força de um Desejo. retornou à televisão em Celebridade, na pele da pérfida Laura Prudente da Costa, arquiinimiga da mocinha Maria Clara Diniz, de Malu Mader, grande amiga sua na vida real. Primeira vilã na carreira da atriz, que lhe valeu o Prêmio Contigo! de melhor atriz.
domingo, 4 de novembro de 2012
"Década de 2010" (Tecnologia - Urna Eletrônica)
Urna Eletrônica Digital
A urna eletrônica brasileira ou máquina de votar brasileira é um computador responsável pelo armazenamento de votos durante as eleições. O dispositivo foi desenvolvido no Brasil em 1996 e desde então diversos outros países vêm testando esse e outros equipamentos semelhantes. Existe muita polêmica sobre o nascimento da urna eletrônica, já que, desde os anos 1980, durante o regime militar, ocorreram no Brasil diversos estudos sobre a realização de eleições informatizadas. Entretanto, a idéia de urnas eletrônicas firmou-se a partir de pesquisas realizadas pela Justiça Eleitoral para tornar mais fácil o processo de votação e apuração nas eleições. Foi na década de 1980 que surgiu a ideia de conceber uma máquina de votar de gravação eletrônica direta do voto - modelo chamado de DRE de Direct Recording Electronic - para ser utilizada nos pleitos eleitorais brasileiros. Uma ideia consolidada no ano de 1990 e implementada em 1991 com a construção da primeira urna eletrônica DRE brasileira, e com o primeiro pleito oficial utilizando voto eletrônico no Brasil. A partir de 1996, o TSE iniciou a implantação do voto eletrônico no país utilizando a urna eletrônica, integrada a um sistema informatizado extremamente seguro. Desde então, o TSE vem aprimorando esta tecnologia, sendo que em 2008 implantou a urna eletrônica com reconhecimento biométrico das digitais do eleitor - as urnas biométricas, adiante descritas. Atualmente, o votação eletrônica é utilizada em todo o Brasil e vem sendo objeto de louvores e críticas por parte de muitos, tendo seu modelo DRE sido excluído das normas técnicas norte-americanas 2007, proibido na Holanda 2008, abandonado no Paraguai 2008 e declarado inconstitucional na Alemanha 2009. Grupos de engenheiros e pesquisadores ligados ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foram os responsáveis pelo projeto da eleição informatizada em grande escala no País. Destacam-se aí o trabalho dos engenheiros Mauro Hashioka (INPE), Paulo Nakaya (INPE) e Oswaldo Catsumi (CTA), dentre outros profissionais, pela concepção da segurança do equipamento. A urna eletrônica que automatizou 100% das eleições, no Brasil, foi desenvolvida, por uma empresa brasileira, a OMNITECH Serviços em Tecnologia e Marketing, entre 1995 e 1996, e aperfeiçoada, em 1997, para o modelo que se tornou o padrão brasileiro, até hoje. A implantação do voto eletrônico dificulta algumas das antigas e comuns fraudes externas da votação de papel (como o "voto carneirinho", "voto formiguinha", ou votos de protesto realizados em favor de conhecidos animais como o Macaco Tião e o Rinoceronte Cacareco, etc.). Segundo o Projeto Básico do modelo 2010, os componentes principais da urna eletrônica brasileira são: Memória: dois cartões de memória flash um interno e outro externo, com os dados idênticos, onde está gravado o sistema operacional, os programas aplicativos, os dados sobre os candidatos e onde os votos vão sendo gravados através de mecanismos de segurança e redundância de forma a tentar dificultar desvio de votos e a quebra do seu sigilo. Pen-drive: para gravar o resultado ao final da votação. Módulo impressor: utilizado antes do início da votação para a impressão da "zerésima" e ao final da votação para a impressão do "boletim de urna". Terminal do mesário ou microterminal: um pequeno teclado numérico com leitor biométrico de impressão digital do eleitor, através do qual o mesário autoriza o eleitor a votar pela digitação do número do título do eleitor. Terminal do eleitor: composto de uma tela LCD e um teclado numérico através do qual o eleitor faz sua escolha, possui ainda as teclas BRANCO, CORRIGE e CONFIRMA.
As versões mais recentes, de 2006 a 2010, têm mecanismos acoplados para a identificação da impressão digital do eleitor mas não atendem ao disposto no § 5º do Art. 5º da Lei 12.034/2009, que entrará em vigor em 2014, e que determina que a "a máquina de identificar (o eleitor) não tenha nenhuma conexão com a urna eletrônica".
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
"Década de 2010" (Catástrofe - Furacão Sandy)
Furacão Sandy
O furacão Sandy foi um ciclone tropical que afetou Jamaica, Cuba, Bahamas, Haiti, República Dominicana, Nova Iorque e Nova Jersey no dia 28 de Outubro de 2012. Foi apelidado de Frankenstorm por ter previsão de chegar ao leste do Canadá no dia das bruxas. Foram também cancelados vários voos para Nova Iorque. Foi elevado à categoria de furacão em 24 de outubro de 2012, antes de entrar na Jamaica. Depois entrou no território cubano em 25 de outubro como um furacão de categoria 2. No início de 26 de outubro, estava sobre as Bahamas. No dia 27 de outubro, voltou a enfraquecer para categoria 1. No dia 29 de outubro, os efeitos do furacão eram sentidos na costa leste americana. Ventos fortes e inundações foram previstos para a região. Na noite do dia 29, o furacão tocou o solo no sul de Nova Jersey, assim os efeitos passaram a ser sentidos em toda costa nordeste. Em Nova Iorque, houve alagamentos, cortes de energia para 650 mil pessoas e ventos de até 180 km/h. A umidade trazida pela tempestade e o ar frio causaram nevascas em Virgínia Ocidental, Carolina do Norte e Tennessee. Após ser rebaixado à categoria de ciclone extratropical em 29 de outubro, Sandy dissipou-se no dia 31, às 20h00min locais (00h00min UTC), cerca de 8 km a sudoeste de Atlantic City (Nova Jérsei). Em 28 de outubro, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, declarou estado de emergência para todos os municípios do estado. O presidente Obama assinou uma declaração de emergência para o estado de Nova Iorque. A estrada de ferro Metro-Norte e do Long Island Rail Road suspendeu o serviço a partir das 7 horas do dia 27 de outubro até o dia 30 de outubro. Mais de 13 mil voos foram cancelados em todo os EUA em 29 de outubro, e mais de 3500 foram canceladas 30 de outubro. Cerca de 8 milhões de clientes sem eletricidade espalhados por 18 estados de Maine a Virgínia como o meio-dia de 30 de outubro. Cerca de metade estava em Nova York e Nova Jersey. Previsões de frio para os próximos dias só aumentaram a tensão, uma vez que em muitas regiões moradores têm usado geradores para manter luzes e aquecimento enquanto esperam que as linhas de energia elétrica sejam reparadas. A eletricidade em toda Nova York só deve ser restabelecida totalmente em 11 de novembro, informou a companhia Con Edison nesta quinta. Os custos financeiros da tempestade prometem ser surpreendentes, com estimativa de cerca de US$ 20 bilhõess em perdas seguradas e US$ 50 bilhões de dólares em perdas econômicas. Sandy poderá ser a quarta mais cara catástrofe dos EUA, atrás do furacão Katrina, em 2005, dos ataques de 11 de Setembro de 2001 e do furacão Andrew, em 1992. O número de mortos pela passagem da supertempestade Sandy pela Costa Leste dos EUA já passa de 98, e equipes de resgate seguem trabalhando em regiões alagadas de Nova York e da costa de Nova Jersey nesta sexta-feira (2).
Assinar:
Postagens (Atom)