domingo, 29 de abril de 2012

"Década de 2010" (Personalidades - Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo)


 Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo no Dia Internacional da Dança
O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. Ainda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.
Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.
Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança. Nesse dia tão importante para a Dança não podemos deixar de homenagear a nossa balilarina clássica Nº 1, Ana Botafogo.
Ana Botafogo (Rio de Janeiro, 9 de julho de 1957) é uma bailarina brasileira.
Começou a estudar ballet clássico em sua cidade natal e a dançar profissionalmente na França, no Ballet de Marseille. Frequentou ainda a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris (França), a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes (França), e o Dance Center-Covent Garden, em Londres (Inglaterra). Desde 1981 é a primeira-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro já tendo se apresentado na Europa, América do Norte, América Central e América do Sul.
Estreou no Municipal com o ballet Coppélia, o que abriu portas para novos convites internacionais. Fez uma participação especial como atriz em Páginas da Vida, telenovela das oito da TV Globo, escrita por Manoel Carlos, no papel de filha de Tarcísio Meira e Glória Menezes, e como uma professora de ballet muito culta.

Carlinhos de Jesus (Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 1953) é um dançarino e coreógrafo brasileiro.
Nascido no bairro de Marechal Hermes e criado em Cavalcante, tornou-se um expoente da dança de salão no Brasil, apresentando-se em espetáculos teatrais, em shows de artistas como "Elba Ramalho", entre outros e em programas de televisão. Atualmente é diretor da Casa de Dança Carlinhos de Jesus, no Rio de Janeiro, e proprietário da Casa de Dança e Espetáculos Lapa 40 Graus. Depois de de 11 anos, a frente da comissão de frente da Mangueira, abandonou o cargo de coreógrafo da escola em 2008, mas retornou a escola fazendo a coreografia da bateria da escola. Também no mesmo ano foi convidado a ser coreografo da escola Boi da Ilha, em 2011 foi convidado a ser coreógrafo da comissão de frente da Beija-Flor e também da Em Cima da Hora, que está nos grupos inferiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário