12 fev: VATICANO – O papa Francisco se reúne em Cuba com a principal figura do mundo ortodoxo, o patriarca de Moscou, Kirill, quase um milênio depois do cisma entre cristãos do Oriente e do Ocidente. No fim de outubro, participa do lançamento do 500º aniversário da reforma de Lutero.
O encontro entre Francisco e Ahmad Al-Tayeb, Grão-Imame da Mesquita de Al-Azhar, nesta segunda-feira, (23/05), marcou a retomada do diálogo entre a Santa Sé e a maior autoridade do Islã sunita moderado.Reitor da Universidade de Al-Azhar e Grão-Imame da Mesquista de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayeb é uma figura de grande relevância na jurisprudência islâmica sunita, cuja influencia é reconhecida em nível mundial.
Após obter o doutorado em filosofia islâmica na Universidade Sorbonne em Paris, ensinou em diversos países, entre eles a Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos, além de ter sido Diretor da Faculdade de Estudos Islâmicos de Assuam, Egito, e da Faculdade de Teologia da Universidade Islâmica Internacional de Islamabad, Paquistão.
Após servir como Grão-Mufti, em março de 2010 foi apontado reitor de Al-Azhar pelo então presidente Hosni Mubarak, depois da morte de Muhammad Sayyid Tantawi, seu predecessor.
Estudos islâmicos
Entre as universidades mais antigas do mundo, Al-Azhar representa uma verdadeira e própria instituição no pensamento e na educação islâmicos, assim como é o centro da jurisprudência islâmica sunita.
Al-Tayeb é considerado um entre os expoentes máximos do Islã sunita moderado, próximo à escola sufista.
Como reitor de Al-Azhar, decidiu introduzir os estudos das quatro escolas da ortodoxia islâmica sunita (hanafita, maliquita, chafita e hanbalita), enfatizando assim a importância de educar os estudantes à riqueza e à pluralidade do patrimônio islâmico.
Islã moderado
Ao longo da carreira acadêmica, mas de maneira particular depois da nomeação a reitor, Al-Tayeb, tem se esforçado para defender e promover uma versão tradicional do Islã que, ao mesmo tempo, englobe os princípios da modernidade.
Esta linha fez com que, frequentemente, Al-Tayeb se confrontasse sobretudo com a Irmandade Muçulmana e seu modelo de Islã como ideologia política.
Na verdade, desde quando foi designado pelo presidente Mubarak, Al-Tayeb já era conhecido no Egito por suas frequentes condenações ao islamismo radical e à Irmandade Muçulmana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário