sábado, 25 de fevereiro de 2012

"Década de 2010" (Música - Whitney Houston)


Whitney Houston
Whitney Elizabeth Houston (Newark, 9 de agosto de 1963 - Los Angeles, 11 de fevereiro de 2012) foi uma cantora norte-americana de R&B, pop, gospel, além de atriz e modelo. Houston foi a artista mais premiada de todos os tempos, segundo o Guinness World Records, e sua lista de prêmios incluem 2 Emmy Awards, 6 Grammy Awards, 30 Billboard Music Awards, 22 American Music Awards, num total de 415 prêmios conquistados em sua carreira até 2010. Houston também foi um dos artistas mais bem sucedidos no mundo da música, tendo vendido mais de 200 milhões de gravações em todo o mundo. Inspirada por vários cantores de soul de destaque em sua família, incluindo a mãe, Cissy Houston, primos Dionne Warwick e Dee Dee Warwick, bem como sua madrinha, Aretha Franklin, Houston começou a cantar com o coral gospel júnior da Nova Igreja de Jersey aos 11 anos de idade. Depois que ela começou a atuar ao lado de sua mãe em casas noturnas na cidade de Nova York, ela foi descoberta por Clive Davis, empresário da "Arista Records". Houston lançou seis álbuns de estúdio e três álbuns de trilha sonora, todos eles certificados com diamante, multiplatina, platina e ouro pela "Recording Industry Association of America" (RIAA). Seu álbum de estréia autointitulado, lançado em 1985, se tornou o álbum de estréia mais vendido por uma artista feminina, com 25 milhões de cópias comercializadas. O primeiro papel de Houston no cinema foi no filme "O Guarda Costa" (1992), no qual fez um enorme sucesso como protagonista. A trilha sonora original do filme ganhou o Grammy 1994 de Álbum do Ano. Seu primeiro single, I Will Always Love You, se tornou o mais vendido por uma artista feminina na história da música. Em meio à ampla cobertura da mídia de sua turbulência pessoal e profissional, Houston terminou seu casamento de 14 anos com o cantor Bobby Brown, em 2006. Em 2009, Houston lançou seu sétimo e último álbum de estúdio, "I Look to You". Whitney Houston foi reconhecida internacionalmente como uma das maiores artistas de todos os tempos, devido ao seu talento, legado e, principalmente, à sua voz marcante e lendária. Graças a esse talento vocal marcante, Whitney foi frequentemente chamada de The Voice (A Voz). Whitney é frequentemente comparada a grandes artistas do passado, como Frank Sinatra, Aretha Franklin e Elvis Presley e também está entre os 500 Maiores Artistas de todos os tempos da Revista Rolling Stone. Whitney faleceu em 11 de fevereiro de 2012. As causas ainda estão por determinar.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

"Década de 2010" (Música - Wando)



 
Wando
Wanderley Alves dos Reis, nome artístico de Wando, (Cajuri, 2 de outubro de 1945 - Nova Lima, 8 de fevereiro de 2012) foi um cantor brega-romântico brasileiro. Além da música, era conhecido por ganhar calcinhas de suas fãs durante os shows. Wando possuia uma coleção de vestimenta estimida em 17 mil peças. O hipocorístico Wando foi dado por sua avó. ainda pequeno mudou-se de Cajuri para Juiz de Fora, onde formou-se em violão erudito e começou a lidar com música por volta de 20 anos. Nessa época já participava de conjuntos e se apresentava em bailes na região. Mais tarde muda-se para Volta Redonda (estado do Rio de Janeiro), onde trabalhou como caminhoneiro e feirante. Sua carreira de cantor iniciou-se em 1969 e o sucesso veio em 1973 quando gravou seu primeiro disco na Discos Copacabana. Compôs para outros medalhões da MPB, como Jair Rodrigues, que no ano de 1974 gravou "O Importante é Ser Fevereiro". Em 1975, Ângela Maria gravou ", mas Volte". "A Menina e o Poeta" foi gravada por Roberto Carlos em seu álbum de 1976. "Moça" (1975), "Chora Coração" (1985), que fez parte da trilha sonora da telenovela Roque Santeiro, e principalmente, "Fogo e Paixão", lançado no álbum "O Mundo Romântico de Wando" de (1988), foram seus maiores sucessos. Wando entrou para o Rankbrasil - Recordes Brasileiros - pela "Maior coleção de calcinhas do país". A coleção teve início em 1990, após o lançamento do álbum "Tenda dos Prazeres". Como estratégia de divulgação do disco, ele usou a brincadeira de distribuir as peças íntimas nos shows e o retorno foi imediato, deixando registrada a sua marca. Em 27 de janeiro de 2012, Wando foi internado na UTI de um hospital em Belo Horizonte com problemas cardíacos graves. Sua morte, por parada cardiorrespiratória, foi anunciada às 8 horas da manhã de 8 de fevereiro de 2012 no Biocor Instituto em Nova Lima, Minas Gerais.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"Década de 2010" (Personalidade-Lima Duarte)

















Lima Duarte
Lima Duarte (nome artístico de Ariclenes Venâncio Martins, Sacramento, 29 de março de 1930) é um ator, diretor e dublador brasileiro. É considerado um dos mais importantes atores do Brasil, tornando-se famoso através de vários papéis memoráveis ao longo da história da telenovela brasileira. É padrastro da atriz Débora Duarte e avô das também atrizes Paloma e Daniela Duarte. Nascido no interior de Minas Gerais, num povoado chamado Nossa Senhora da Purificação do Desemboque e do Sagrado Sacramento, referido por ele como "Desemboque", distrito de Sacramento, chegou em São Paulo de carona num caminhão que transportava mangas. Filho do boiadeiro araguaiano Antônio José Martins e de uma artista do circo América, Lima Duarte, jamais se esqueceu de suas raízes. Começou a trabalhar em rádio, como faz-tudo, até chegar a sonoplasta e, finalmente a radioator, quando adotou o nome artístico de Lima Duarte por sugestão de sua mãe, que era espírita e lhe aconselhou o nome de seu guia. Ingressou na televisão, da qual é um dos pioneiros no Brasil. Esteve no elenco da primeira telenovela brasileira, "Sua Vida Me Pertence", tornando-se um dos principais nomes do gênero. Também fez dublagens em português de desenhos animados norte-americanos da Hanna-Barbera, como o Manda-Chuva, entre outros. Atuou em peças de teatrais de protesto como "Arena Conta Zumbi ". Depois de anos na Rede Tupi, foi contratado pela Rede Globo como diretor, graças à fama obtida ao conduzir a telenovela "Beto Rockfeller". Conseguiu dar um salto na carreira ao interpretar o personagem "Zeca Diabo", na novela "O Bem Amado" (1973), de Dias Gomes. Imitando a voz fina de um parente na interpretação do violeiro jagunço, obteve grande notoriedade e foi premiado, transformando esse personagem num dos maiores sucessos da história das telenovelas. Em 1984, substituiu Rolando Boldrin no programa "Som Brasil", onde também contava histórias de escritores consagrados como Guimarães Rosa. Outro personagem antológico da história da telenovela brasileira foi o "Sinhozinho Malta" de Roque Santeiro, novela de Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Houve também o "Sassá Mutema", de Salvador da Pátria (1989), entre outros. Recebeu diversos prêmios em sua carreira: Melhor Ator de Televisão - Prêmio Roquette Pinto (1953-1960), Prêmio APCA em Pecado Capital (1977), em Espelho Mágico (1978) e em Roque Santeiro (1986), Festival de Gramado - Prêmio Especial pelo conjunto da obra no cinema (2004), entre outros.