quarta-feira, 16 de março de 2011

"Década de 2010" (Cultura-Carnaval 2011)

Olinda/PE

Recife/PE
Rio de Janeiro

Desfile da Beija-Flor com o Rei Roberto Carlos
Carnaval do Rio de Janeiro, Recife e Olinda
"A Simplicidade de um Rei" conduziu a Beija-Flor de Nilópolis à posição de majestade do samba mais uma vez, com o título do carnaval do Rio de Janeiro. Com um total de 299,80 pontos. No desfile da Beija-Flor, Roberto Carlos, que em abril completará 70 anos, foi muito aplaudido ao aparecer no último carro alegórico da escola. Ele desfilou em um carro com uma imagem gigante do Cristo de braços abertos que simbolizava suas crenças religiosas e com uma rosa vermelha nas mãos. A beija-flor contou a infância do artista de Cachoeira do Itapemirim, no Espírito santo, e parte de seus mais de 50 anos de carreira.
Em Recife, após a cerimônia de abertura oficial do carnaval, o Marco Zero recebeu um time de estrelas no show "Sob o mesmo céu - Mulheres do Brasil". O Show, dirigido por Lenine com roteiro de Braulio Tavares, conta com a participação das cantoras da MPB: Maria Gadu, Zélia Ducan, Marina Lima, Elba Ramalho, Roberta Sá, Céu, Fernanda Takai, Mariana Aydar, Karina Burh, Nena Queiroga e Isaar. Cada uma cantou uma canção de seu repertório e duas músicas carnavalescas.
Em Olinda, a decoração do Carnaval 2011 foi um tributo à África Negra, destacando as tradições, histórias, mitos, crenças, filosofias e costumes dos habitantes desse enorme continente. Com o nome de "África: Mãe da Terra, coração do planeta", a cenografia, do artista plástico Fernando augusto, também homenageia os orixás afro-brasileiros. Treze orixás, entre eles Oxalá, Yemanjá, Exu e Ogum, receberam os foliões em frente à sede da prefeitura de Olinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário