domingo, 26 de dezembro de 2010

"Década de 2010" (Terrorismo-Invasão no Complexo do Alemão)











Invasão no Complexo do Alemão

O Complexo do Alemão é um complexo de 13 favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro, sendo umas das áreas mais violentas da cidade. Com uma área de 269,09 ha (2003) (cerca de 3 quilômetros quadrados), o Complexo conta com uma população de 65.026 habitantes (censo de 2000), distribuídos por 18.245 domicílios. Seu núcleo é o Morro do Alemão, apesar de tratar-se de um bairro oficial. Na década de 1920, o imigrante polonês, Leonard Kaczmarkiewicz adquiriu terras na serra da Misericórdia, que era então uma região rural da Zona da Leopoldina. O proprietário era referido pela população local como "o alemão" e logo a área ficou conhecida como Morro do Alemão. A região concentra cerca de 40% dos crimes cometidos no Rio. A região também é conhecida pelos bailes funks, na Chatuba e Grota, além do chamado Baile do Complexo Total. Nesses bailes predominam o funk, consumo de drogas e sexo, inclusive envolvendo exploradores de menores. Em 25 de Novembro de 2010, o BOPE, com apoio da Marinha do Brasil, fez uma operação especial para tomar o controle da Vila Cruzeiro. Os traficantes fugiram para o Complexo do Alemão e, no dia 26 de Novembro, o BOPE, a Polícia Federal, a Polícia Civil, com apoio da sua CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais) e as Forças Armadas se posicionaram nos arredores do Complexo do Alemão, buscando tirar o controle do tráfico nesta região, como foi feito na Vila Cruzeiro no dia anterior. A polícia apreendeu mais de 300 motos na Favela do Cruzeiro, onde também foram encontradas munições e cerca de duas toneladas de maconha, além de cocaína e crack. O Complexo do Alemão ainda é o refúgio dos grandes traficantes de favelas vizinhas, tomadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora. Os traficantes, diante da perda de território, passaram a cometer atos terroristas pela metrópole do Rio de Janeiro, gerando desordem e pânico na população. Em 27 de novembro de 2010, o BOPE e as forças armadas fizeram uma operação para a retomada do Complexo do Alemão e mandaram um comunicado ordenando aos envolvidos que se entregassem até o pôr do sol. Os traficantes fugiram pela mata, devido a sua topografia desigual. Nesta operação, o BOPE apreendeu cerca de dez toneladas de maconha, cocaína, crack e armas de grosso calibre. No dia 28 de novembro, no início da manhã, cerca de 31 traficantes se renderam à polícia. O Complexo do Alemão foi controlado pela Polícia do Estado, com o apoio das Forças Armadas. Prevê-se que o Exército permaneça na área por mais um ano e meio, até que seja instalada uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na região. Um marco histórico para o Rio de Janeiro e consequentemente para o Brasil. Surge uma esperança de um futuro de Paz e Justiça.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

"Década de 2010" (Personalidades - John Lennon)

John Lennon

Imagine

John Winston Lennon MBE (Liverpool, 9 de Outubro de 1940 - Nova Iorque, 8 de Dezembro de 1980) foi um músico, compositor, escritor e ativista britânico em favor da paz. John Lennon ganhou notoriedade mundial como fundador do grupo de rock britânico The Beatles. Na época da existência dos Beatles, John Lennon formou com James Paul McCartney o que seria uma das mais famosas duplas de compositores de todos os tempos, a dupla Lennon/McCartney. John Lennon foi casado com Cynthia Powell, e com ela teve um filho, Julian. Em, 1966, conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono. Em 1968, lennon e Yoko produziram um álbum experimental, "Unfinished Music Nº1: Two Virgins", que causou controvérsia por apresentar o casal nu, de frente e de costas, na capa e contracapa. A partir deste momento, John e Yoko iniciaram uma parceria artística e amorosa. Cynthia Powell pediu o divórcio no mesmo ano, alegando adultério. Em 1969, o casal se casou numa cerimônia privada no Rochedo de Gibraltar. usaram a repercussão de seu casamento para divulgar um evento pela paz, chamado de "Bed in", ou "John e Yoko na cama pela paz", como um resultado prático de sua lua-de-mel, realizada no Hotel Hilton, em Amsterdã. No final do mesmo ano, Lennon comunicou aos seus parceiros de banda que estava deixando os Beatles. Em 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciou oficialmente o fim dos Beatles. Durante a década de 1970, John e Yoko envolveram-se em vários eventos políticos, como promoção à paz, pelos direitos das mulheres e trabalhadores e também exigindo o fim da Guerra do Vietnã. Em 1980, após reconciliação com Yoko, o casal gravou em estúdio um novo álbum, "Double Fantasy", lançado em novembro. Era como um recomeço. Porém em 8 de Dezembro do mesmo ano, John foi assassinado em nova York por Mark David Chapman, quando retornava do estúdio de gravação junto com a mulher, o assassino era fã dos Beatles e de john, que acabou disparando 5 tiros com revólver calibre 38, os quais 4 acertaram em John Lennon. Em 2002, John entrou em oitavo lugar em uma pesquisa feita pela BBC como os 100 mais importantes britânicos de todos os tempos. Recentemente, em 2008, John foi considerado pela revista Rolling Stone, o 5º melhor cantor de todos os tempos. 30 anos após sua morte, o mundo ainda recorda, se emociona e homenageia um dos maiores ídolos da música mundial, várias foram as homenagens entre elas um álbum com sua canções.

"Imagine nenhuma propriedade, eu me pergunto se você consegue. Nenhuma necessidade de ganância ou fome. Uma fraternidade de homens. Imagine todas as pessoas compartilhando o mundo todo". (John Lennon)