sexta-feira, 26 de agosto de 2011

"Década de 2010" (Personalidades - Gisele Bündchen)




















Gisele Bündchen


Gisele Caroline Bündchen (Horizontina, 20 de julho de 1980) é uma supermodelo e atriz brasileira. Gisele nasceu em uma família de descendentes de alemães na região noroeste do Rio Grande do Sul. Seus pais são Valdir Bündchen e Vânia nonenmacher, ela tem 5 irmãs: Raquel, Graziela, Gabriela, Rafaela e sua irmã gêmea, Patrícia. Bündchen foi, em setembro de 2000, considerada a modelo mais bonita do mundo, pela revista Rolling Stone e de 2004 a 2010, pela revista Forbes, a mais bem paga. Sua fortuna está avaliada em 150 milhões de dólares, aparecendo em 2007 no Guiness Book como a modelo mais rica do mundo. Também como a "modelo-ícone" mais sexy do mundo, segundo o site "models.com", ficando na frente de modelos como Kate Moss, Christy Turlington, Claudia Schiffer e Natalia Vodianova que completam o "top-five". A sua carreira começou aos 14 anos de idade quando foi descoberta por olheiros de uma agência de modelos em um shopping de São Paulo. Inicialmente, trabalhou para a agência de modelos Elite Model Management, depois passou a ser representada pela IMG Models. Bündchen fez anúncios e fotografias para grifes renomadas, incluindo Valentino, Zara, Bulgari, Versace, Victoria's Secret, Ralph Lauren, Tommy hilfiger, Dolce & Gabbana e Colcci entre outros. Também apareceu nas capas de revistas como Marie Claire, Vogue, Arena, Forbes, Vanity Fair, Time, Newsweek e Rolling Stone. Em sua carreira, estima-se ter aparecido em 500 capas de revistas. em 2004, Bündchen diversificou sua atuação. Participou dos filmes estadunidenses "Taxi" e "O Diabo Veste Prada" (2006). Foi também "VJ da MTV Brasil", apresentou em 1996 o programa "Al Dente" e o grande evento internacional "VH1/Vogue Fashion Awards" em 2000. Em 2009 foi eleita pelo jornal "The Daily Beast" a modelo mais valiosa do mundo e designada como Embaixadora da Boa Vontade, por trabalhos em defesa da Amazônia e programa Fome Zero. Ainda em 2009, no dia 26 de fevereiro se casou com o jogador de futebol americano Tom Brady, em Los Angeles e em 8 de dezembro do mesmo ano nasce o 1º filho do casal, Beijamim. Em outubro de 2010, Gisele comemorou seus 15 anos de carreira! Cada vez mais linda e experiente posando com peças inspiradas em lingerie, Gisele foi a capa da revista Vogue do Brasil em Outubro de 2010. Para os editores de moda, Bündchen está num patamar acima das supermodelos, chamando-a de "übermodel", uma expressão em alemão que significa "acima de modelo".

domingo, 21 de agosto de 2011

"Década de 2010" (Personalidades - Vera Fischer)




















Vera Fischer


Vera Lúcia Fischer (Blumenau, 27 de novembro de 1951) é uma atriz e ex-miss Brasil. Uma das mais famosas atrizes do país, Vera foi Miss Brasil 1969, título que lhe deu projeção nacional. Vera Fischer nasceu em uma família de origem alemã, na cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, Santa Catarina. Em recente autobiografia, Fischer declarou que seu pai era nazista. Vera nunca teve uma boa relação com o pai. Iniciou a carreira de atriz fazendo pronochanchadas, depois passou a fazer telenovelas e outros filmes. No cinema, interpretou personagens de Rubens Fonseca, Plínio Morcos e Nelson Rodrigues. A beleza física da atriz é um dos seus atrativos. Sendo assim posou nua para a revista Playboy em agosto de 1982 e janeiro de 2000, sendo que nesse último ensaio fez fotos nua em Paris aos 48 anos clicada pelo renomado fotógrafo Bob Wolfenson. É mãe do dois filhos: A atriz Rafaela Fischer, nascida em 1979, que teve com Perry Salles, e Gabriel, nascido em 1993, filho de Felipe Camargo. Em 1º de setembro de 1993, aos 41 anos, foi capa da Revista Veja - com o chamado de capa "O Furacão Loiro aos 40" - sobre o grande momento que vivia em sua carreira profissional na minissérie "Agosto", na peça "Desejo", de Eugene O'Neill e em "Forever", filme "Sexo-Cabeça" de Walter Hugo Khouri. Em 2000, ganhou o prêmio Melhores do Ano - Domingão do Faustão, na categoria Melhor Atriz, por sua atuação como a protagonista Helena, na novela Laços de Família, de Manoel Carlos. Fez inúmeros personagens importantes na Rede Globo como nas novelas Coração Alado, Brilhante, Mandala, Perigosas Peruas, Laços de Familia, O Clone e Caminhos das Índias e nas minisséries Riacho Doce, Desejo, Agosto e Amazônia de Galvez a Chico Mendes. Foi indicada quatro vezes ao Troféu Imprensa, na categoria Melhor Atriz como: Luiza Sampaio em "Brilhante" (1981), Jocasta Silveira em "Mandala" (1987), Helena em "Laços de Família" (2000) e Ivete em "O Clone" (2001). Após anos de problemas com drogas, Vera Fischer foi internada por decisão própria, em julho de 2011, numa clínica de reabilitação para dependentes químicos, na Barra da Tijuca. Essa foi a terceira vez que está sendo internada.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pensamentos - Vinicius de Moraes


Soneto da Separação


De repente do riso fez-se o pranto

Silencioso e branco como a bruma

e das bocas unidas fez-se a espuma

E das mãos espalmadas fez-se o espanto.



De repente da calma fez-se o vento

Que dos olhos desfez a última chama

E da paixão fez-se o pressentimento

E do momento imóvel fez-se o drama.



De repente, não mais que de repente

Fez-se do triste o que se fez amante

E do sozinho o que se fez contente.



Fez-se do amigo próximo o distante

Fez-se da vida uma aventura errante

de repente, não mais que de repente.

(Vinícius de Moraes)

"Década de 2010" (Cinema - Os Smurfs)
















Os Smurfs

Les Schtroumpfs (título original em francês; no Brasil, Smurfs, e também "strufs" no início das publicações; em Portugal: Os Estrumpfes) são personagens criados pelo ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford). Apareceram pela primeira vez em 1958, na história de Johan etPirlouit, "A Flauta de 6 estrumpfes" (publicada no comic belga spirou). São pequenas criaturas azuis, semelhantes a duendes, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta. No Brasil, são conhecidos principalmente graças a uma série de desenhos animados produzida pela Hanna-Barbera Productions e transmitida pela Rede Globo de Televisão na década de 1980. Mas, antes disso, foram publicadas HQs. São governados pelo sábio "Grande Estrumpfe" (no Brasil, Papai Smurf, ou Grande Struf no início das publicações), que tem um barrete vermelho, ao invés do popular barrete branco dos outros estrupfes. As únicas personagens femininas são a loira Estrumpfina (Smurfete) e a menina Sassete. outros personagens marcantes são o Gênio, o estrupfe dos óculos, um tipo irritante armado em sabe-tudo e o estrupfe Resmungão (Smurf Ranzinza, no Brasil), tão mal-humorado e pessimista que chega a ser tremendamente cômico, sempre repetindo "Eu odeio..." sobre qualquer assunto. Nos arredores da aldeia dos Estrumpfes (smurfs), vive o feiticeiro e alquimista Gasganete (Gargamel) e seu gato Azrael (Cruel). O feiticeiro persegue os Strumpfes (Smurfs). Em 29 de julho de 2011, nos EUA, foi lançado o filme "Os Smurfs" (dirigido por Raja Gosnell) e 05 de agosto de 2011 nos cinemas do Brasil. Na história para o cinema, Os Smurfs vão para Nova York por um portal, e acidentalmente foram parar na casa de um casal (Neil Patrick Harris e Jayma Mays) que os ajudam a fugir do terrível Gargamel (Hank Azaria) e seu gato Cruel.

domingo, 14 de agosto de 2011

"Década de 2010" (Personalidades - Cher)










Cher
Em novembro de 2010, Cher foi homenageada pela revista "Glamour" com o Woman of the Year Lifetime Achievement Award, um prêmio especial por suas realizações ao longo da vida. No mesmo mês, ela foi imortalizada ao deixar as marcas de seus pés e mãos em cimento no pátio do Grauman's Chinese Theatre, em Hollywood. Cher, nascida Cherilyn Sarkisian; (El Castro, 20 de maio de 1946) é uma cantora, atriz, apresentadora, diretora, produtora cinematográfica e musical e empresária estadunidense. Cher possui ascendência irlandesa, inglesa, alemã, cherokee e armênia. Seu pai abandonou o lar quando ela tinha dois anos de idade em decorrência do vício em heroína. Ela foi criada principalmente com sua mãe, que por sua vez foi casada com o banqueiro Gilbert LaPiere. Apelidada de "Deusa do Pop", ela é vencedora de um Oscar, um Grammy, um Emmy, três Globos de Ouro e um prêmio do Festival de Cannes. Ela é a única pessoa na história a receber todos esses prêmios. Sua contribuição para a música, cinema, televisão e moda, juntamente com uma vida pessoal muito divulgada, fizeram dela uma figura global na cultura popular por mais de cinco décadas. Ela estreou na cena musical profissional aos dezessete anos como parte da dupla de pop rock Sonny & Cher, em 1965. Na década de 1960, Cher tornou-se um dos ícones femininos máximos da moda na cultura hippie, popularizando modelos como a minissaia e a calça boca-de-sino, de criação própria. Cher também se tornou conhecida por suas tatuagens, muito antes delas se tornarem itens de moda entre as mulheres de Hollywood. Na década de 70, ela subsequentemente estabeleceu-se como artista solo e apresentadora de televisão com o programa de variedades "The Sonny & Cher Comedy Hour", uma das atrções de maior sucesso da televisão americana nesta década. Ela atuou em uma série de filmes de sucesso, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante no filme "Silkwood" (Reação em Cadeia) e ganhou o Oscar de melhor atriz em 1988 pela sua atuação no filme "Moonstruck" (Feitiço da Lua). Ao londo de 45 anos de carreira, Cher quebrou muitos recordes. Ela é a única artista a alcançar o primeiro lugar nas paradas da Billboard em cada uma das últimas seis décadas. Seu vigésimo terceiro álbum de estúdio, "Believe" (1998), é o álbum de dance music mais vendido de todos os tempos, e sua faixa-título está entre os singles mais vendidos da história. Em 2005, Cher encerrou a "Living Proof: The Farewell Tour" como a turnê mundial mais bem sucedida da história por uma cantora solo. Cher lançou até os dias de hoje 25 álbuns de estúdio e 76 singles, tendo vendido mais de 180 milhões de álbuns e 70 milhões de singles em carreira solo, totalizando 250 milhões de gravações vendidas no mundo todo. Considerada uma das "75 maiores mulheres da história da humanidade" pela revista "Esquire".

sábado, 13 de agosto de 2011

"Década de 2010" (Personalidades - Marta)

Marta

Marta Vieria da Silva, mais conhecida como Marta (Dois Riachos/AL, 19 de fevereiro de 1986), é uma futebolista brasileira que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Western New York Flash. Marta já foi escolhida como melhor futebolista de mundo por cinco vezes consecutivas, um recorde entre mulheres e homens. foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Após as grandes exibições recentes e, principalmente, nos Jogos Pan-americanos de 2007, Marta chegou a ser comparada a Pelé, sendo chamada pelo mesmo de o "Pelé de Saias". A alagoana declarou que se emocionou ao saber que o Rei do Futebol acompanhou os jogos da seleção feminina. Além disso, entrou na calçada da fama do Maracanã, sendo a primeira e, até agora, a única mulher a deixar a marca dos pés neste local. Após atuar como juvenil do CSA, Marta iniciou a carreira profissional no Vasco da Gama em 2000. Após dois anos no time cruzmaltino, transferiu-se para o Santa Cruz, onde jogaria por mais duas temporadas, antes de defender o Umea IK da Suécia. Por este clube, tornou-se muito mais conhecida na Europa e foi se destacando cada vez mais, até ser considerada a melhor jogadora do mundo. Em 16 de dezembro de 2010, o Santos apresentou novamente Marta. Em 26 de janeiro de 2011, foi anunciada como novo reforço do Westem New York Flash para a temporada da Liga de Futebol Feminino dos Estados Unidos de 2011. Ela se apresentou em 25 de fevereiro. Conquistou, com a Seleção Brasileira, a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2003 e 2007, liderando a artilharia da competição com 12 gols nestes últimos. Foi ainda Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008. Melhor Jogadora do mundo pela FIFA: 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. Bola de Ouro da FIFA: 2010. Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20 Bola de Ouro () : 2004 e 2007. Copa do Mundo de Futebol Feminino Chuteira de Ouro (1): 2007 e Eleita pela revista Criativa uma das 25 mulheres mais criativas de 2007.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"Década de 2010" (Política - Osama Bin Laden)

Osama Bin Laden


Osama Bin Mohammed Bin Awad Bin Laden, mais conhecido como Osama Bin Laden ou simplesmente Bin Laden (Riade, 10 de março de 1957 - Abbottabad, 1 de maio de 2011) foi um dos membros sauditas da próspera família Bin Laden, além de líder e fundador da al-Qaeda, uma organização terrorista. Filho de Muhammed Bin Laden, imigrante iemenita pobre que se tornou o homem mais rico e poderoso da Arábia Saudita, depois do próprio rei, Osama Bin Laden era filho único de sua décima esposa, Hamida al-Attas; seus pais se divorciaram logo depois que ele nasceu (a mãe de Osama se casou com Muhammad al-Attas e o novo casal teve quatro filhos). Em 1973, ainda jovem e inexperiente, entrou em contato com grupos islamitas. Após a invasão soviética do Afeganistão em 1979, viajou para este país para participar do esforço jihadista no Afeganistão, financiano e organizando grupos de árabes e acampamentos de milícias armadas no combate aos invasores soviéticos. O príncipe Bandar Bin Sultan, embaixador saudita nos EUA na época, afirmou ter conhecido Osama Bin Laden na década de 80, durante o citado conflito, quando o líder guerrilheiro veio lhe agradecer por toda a ajuda que a Arábia e os EUA estavam dando contra os soviéticos. A organização que mais tarde viria a se denominar Al Qaeda ("A Base"), originalmente destinava-se a combater a família real saudita. Bin Laden detestava os modos ocidentalizados, perdulários, corruptos e "pouco islâmicos" da família real. Tinha como objetivo alijá-la do poder e implantar no país a semente do que sempre sonhou - o novo califado islâmico. Em 1995, após um atentado mal sucedido contra avida do então presidente do Egito, Hosni Mubarak, o governo do sudão, sob pressão dos países árabes, expulsou-o do país falido. Bin laden foi para o Afeganistão e de lá planejou e coordenou ataques de grande repercussão às embaixadas estadunidense no Quênia e na Tanzânia, em 1998, matando no total 256 pessoas e ferindo 5.100 e ao navio de guerra USS Cole, em 2000 que matou 17 militares estadunidense, além de dois terroristas suicidas. Em decorrência destes atentados, tornou-se o terrorista mais procurado pelos Estados Unidos da América. Em 2001, foi acusado pelo governo dos EUA de cometer os atentados de 11 de setembro, que lançou aviões sequestrados contra as torres gêmeas e o Pentágono provocando a morte de 2.754 pessoas. Apartir daí o governo dos Estados Unidos oferecia a recompensa de 25 milhões de dólares a quem desse informações relevantes da localização do terrorista, em 2007 a recompensa foi dobrada para 50 milhões de dólares. Em 1 de maio de 2011, o Presidente Barack Obama anunciou pela televisão que Osama Bin laden havia sido morto durante uma operação militar estadunidense em Abbottabad. Seu corpo teria ficado sob custódia dos Estados Unidos e sido sepultado no mar após passar por rituais tradicionalmente islâmicos.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"Década de 2010" (Personalidades - Xuxa Meneghel)

Xuxa


"O que vi da Vida"

Maria das Graças Xuxa Meneguel, conhecida mundialmente como "Xuxa" a rainha dos baixinhos, (Santa Rosa, 27 de março de 1963) é uma apresentadora de televisão, cantora, atriz, modelo e empresária brasileira. Aos 15 anos, foi descoberta e após o convite tornou-se modelo. aos 16 anos, posou para a capa da revista "Carinho", sendo a 1ª de muitas capas de diversas revistas, inclusive masculinas, entre elas um ensaio nu para a "Playboy" em 1982. Nesta época, Xuxa namorou o ex-jogador de futebol Pelé, o que lhe proporcionou visibilidade na mídia, sendo em 1984 contratada como modelo no Brasil e no Exterior pel "Ford Models". Em 1983, Xuxa foi convidada pelo diretor Maurício Sherman para apresentar o "Clube da Criança", na extinta "Rede Manchete", era o início de sua carreira como apresentadora infantil. Em 1986 ela estreou seu 1º programa diário com seu nome: O "Xou da Xuxa", na Rede Globo. O sucesso com o público fez Xuxa ganhar o segundo programa na grade Global, em 1989, "Bobeou Dançou", era exibido somente nas manhãs de domingo e ela passou a comandar duas atrações ao mesmo tempo, uma segunda à sábado e outra no fim de semana. A crescente necessidade de cuidar de crianças a levou a inaugurar a "Fundação Xuxa Meneguel" em 12 de outubro de 1989. Em 1991, Xuxa protagonizou o especial "Xuxa Star" ao lado de Jorge Fernando. No mesmo ano um novo recorde: O filme "Lua de Cristal" ultrapassa a marca de 5 milhões de espectadores. Apesar de não se considerar atriz ou cantora, Xuxa pode somar em sua carreira mais de 60 milhões de discos vendidos, 26 anos como apresentadora e 17 filmes. Dona da maior média público desde a retomada do cinema nacional, ela acumula a maior bilheteria do cinema nacional, mais de 28 milhões de pessoas. Sucesso absoluto de vendas no Brasil, ela lançou o 1º álbum em espanhol, conquistando o mercado latino-americano. Em 1991, começou o "Paredão da Xuxa", atingindo um público e estreou na TV Argentina com o "El Show de Xuxa" exibido pela Telefé, a maior do país. O programa conquistou 17 países latinos e ainda o mercado latino nos Estados Unidos. Em 1992, ela lançou o programa "Xuxa Park" na Espanha e em 1996 estreou no Brasil. O quadro "Xuxa Hits", fez tanto sucesso que no mesmo ano ela estréia o programa "Xuxa Hits". No dia 5 de abril de 1997, estreou o "Planeta Xuxa", atingindo um público que cresceu acompanhando a sua carreira. No dia 28 de julho de 1998, Xuxa deu à luz a Sasha Meneghel, filha da apresentadora com o empresário Luciano Szafir. Em 2000, ela criou o primeiro "Xuxa só para baixinhos" e o kit de CD e DVD. O "Xuxa só para baixinhos 2 e 3" teve reconhecimento mundial e conquistou o Grammy Latino de 2002 e 2003, na categoria "Melhor Álbum Infantil". O programa "Xuxa no Mundo da Imaginação" era voltado para o público de 0 a 10 anos. No dia 30 de junho de 2003 ela inaugurou um parque de diversões com o seu nome: "O Mundo da Xuxa", localizado em São Paulo, é o maior parque de diversões ondoor (coberto) da América Latina e possui 12mil m². Em 2002, Xuxa foi apontada pela revista Veja, como a artista mais rica do Brasil, com um patrimônio estimado em 250 milhões de reais naquele ano, chegando atualmente a 1 bilhão de reais. Em 2004 foi homenageada pela escola de samba Caprichosos de Pilares com o enredo, "Xuxa e seu Reino encantado no Carnaval da Imaginação". Em 2005 estreou o "TV Xuxa", uma atração mias moderna, com games, novos quadros e direção de Jorge Fernando, reformulado em 2008, agora voltado para toda família, estando no ar aos sábados até os dias atuais. Em comemoração aos 25 anos do "Xou da Xuxa", (30 de junho de 1986/2011), Xuxa topou refazer a capa de seu primeiro disco, lançado também em 1986. Ainda em comemoração aos 25 anos do programa, a Globo preparou uma grande surpresa para a Rainha dos Baixinhos. O "TV Xuxa", teve uma festa de aniversário para a loura, que não sabia de nada do que iria acontecer na gravação. Ivete Sangalo, amiga de Xuxa foi a apresentadora e vários artistas estiveram presentes como: Caetano Veloso, Maria Gadú, Zezé di camargo & Luciano e Victor e Léo, que emocionaram a todos cantando alguns sucessos da carreira de Xuxa, entre eles, Doce Mel e Lua de Cristal.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

"Década de 2010" (Personalidades - Zagallo)

Zagallo

Mário Jorge Lobo Zagallo (Maceió, 9 de agosto de 1931) que hoje, dia 09/08/2011, esta fazendo 80 anos, é um ex-futebolista e treinador brasileiro. Atuando como ponta-esquerda, conquistou títulos de campeão carioca e foi convocado para a seleção brasileira, que disputaria a Copa do Mundo em 1958, na Suécia. Era o armador pela esquerda, o desafogo da defesa, o idealizador do contra ataque, o ajudante no lateral, o formiguinha do time campeão do mundo. Como jogador foi tricampeão pelo Flamengo, bicampeão pelo Botafogo e bicampeão mundial pela seleção brasileira, 1958 e 1962. No botafogo participou da fase áurea do time, jogando ao lado de astros como Garrincha, Didi e Nilton Santos. Seus títulos cariocas o levaram a seleção brasileira de futebol. com ele o Brasil inovou taticamente e jogou em 1958 no esquema 4-3-3, pois Zagallo era um ponta esquerda que recuava para ajudar no meio-de-campo. Nessa copa e na seguinte (1962) deixou na reserva Pepe, grande astro do santos e companheiro de Pelé, quando se tornou bicampeão mundial pelo Brasil. Como Coordenador Técnico da seleção ganhou a Copa do Mundo em 1994 e foi vice-campeão em 1998, como treinador. Zagallo começou a sua carreira no Améria do RJ e após um ano, se transferiu para o Flamengo. Ficou oito anos no Flamengo, até trocar o time pelo Botafogo, clube pelo qual jogou até o fim de sua carreira de atleta e se tornou ídolo. Foi tricampeão carioca pelo Flamengo e bicampeão, também carioca, pelo Botafogo. Escolhido como técnico da seleção brasileira de 1970, comandou um time que é considerado por muitos o melhor time de futebol já visto. Com craques do calibre de Pelé, Jairzinho, Gérson, Rivellino e Carlos AlbertoTorres, a equipe brasileira era uma das favoritas para a Copa do Mundo. As estrelas não decepcionaram e tornaram a Seleção Brasileira Tricampeão do Mundo, ganhando todos os jogos da competição. Em 1974 continuou como técnico da seleção brasileira e dirigiu o time na Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha. Em 1998, Zagallo retornou como técnico da seleção, em busca do pentacampeonato mundial. Considerado favorito na competição, o Brasil chegou até a final, mas sofreu uma derrota humilhante para a França. Zagallo ficou conhecido por ser sinônimo da Seleção Brasileira e por sua superstição com o número 13. Zagallo é o único Tetra-Campeão do Mundo.

sábado, 6 de agosto de 2011

"Década de 2010" (Personalidades - Glória Pires)













Glória Pires


Glória Maria Cláudia Pires de Morais (Rio de Janeiro, 23 de Agosto de 1963) é uma atriz brasileira. Filha da produtora e empresária Elza Pires e do ator Antônio Carlos Pires, tem uma irmã chamada Linda Pires. Já foi casada com o ator e cantor Fábio Jr., pai de sua filha Cléo Pires, também atriz. Atualmente é casada com o músico, Orlando Morais, com quem tem três filhos, Antonia, Ana, e Bento. Estreou na televisão com apenas cinco anos de idade, em 1969, na telenovela "A Pequena Órfã", da TV Excelsior. Depois em 1972 trabalhou ao lado do pai e do humorista Chico Anysio em "Chico City", ainda na época da TV em preto e branco. Durante a década de 1970, participou ainda de duas novelas, ambas assinadas por Janete Clair, "O Semideus" (1973) e "Duas Vidas" (1976). Considerada a "Dama das Novelas", fez seu primeiro papel marcante na história das telenovelas em "Dancin' Days" (1978), de Gilberto Braga, seu ótimo desempenho lhe rendeu o papel de protagonista da novela "Cabocla" (1979), de Benedito Ruy Barbosa. Na década de 1980, integrou o elenco de diversas produções, entre elas: "Água Viva", e "Louco Amor", "As Três Marias", "Partido Alto", "Direito de Amar" e da minissérie, "O Tempo e o Vento". Em "Vale Tudo", (novela considerada por muitos como a melhor novela das 21:00h) destacou-se como a terrível vilã Maria de Fátima. Na década de 1990, acumulou participações em: "Mico Preto", "O Dono do Mundo", "O Rei do Gado", "Anjo Mau" e na minissérie "Memorial de Maria Moura". Em "Mulheres de Areia"(1993), foi memorável sua atuação como as gêmeas Ruth e Raquel, que lhe rendeu o prêmio pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como Melhor Atriz do ano de 1993, além do Troféu Imprensa de Melhor Atriz de 1993. Em 2002 atuou em "Desejos de Mulher", em 2005, protagonizou "Belíssima" e em 2007 "Paraíso Tropical". Nesse mesmo ano, recebeu o Prêmio Mário Lago, na homenagem dos Melhores do Ano, do programa Domingão do Faustão. Em toda sua carreira, atuou somente em uma peça, no teatro, um espetáculo infantil. No cinema, estreou em 1981, no filme "Índia, a filha do Sol". Participou também de "Memórias do Cárcere" (1984), "Besame Mucho" (1987) "Jorge um Brasileiro" (1988), "O Quatrilho" (1995). Por seu desempenho recebeu três prêmios: dos Festivais de Havana e da Viña del Mar e da APCA. Em 2001 integrou o elenco de "A Partilha" e em 2006 ao lado de Tony Ramos "Seu Eu Fosse Você", um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema brasileiro nos últimos anos. Em 2008 filmou "Se Eu Fosse Você 2" e atuou no longa em "É Proibido Fumar". No inicio de 2009 atuou em "Lula, o Filho do Brasil", um longa metragem sobre a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2011 voltou às novelas em "Insensato Coração", de Gilberto Braga e Ricardo Linhares como Norma.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

"Década de 2010" (Televisão - Criança Esperança)









Criança Esperança

No dia 14 de agosto de 2010 o "Criança Esperança", comandado pelo humorista Renato Aragão, completou 25 anos com uma apresentação em grande estilo. Na abertura um coral formado por diversos artistas, entre eles Daniel Boaventura, Aline Peixoto, Alessandra Maestrini, Totia Meirelles, Alexandro Nero, Nelson Freitas e Renato Rabelo. A atriz mirim Klara Castanho foi a estrela que abriu a noite. A Banda Marcial dos Fuzileiros Navais também participou do evento com a atriz Luana Piovani, que entrou vestida de bailarina, junto com Pablo Ascoli, vestido de soldadinho de chumbo. Além de diversos atores como Marcio Garcia, Cassia Kiss, Emanuelle Araujo, Reynaldo Gianecchini, Fernanda Rodrigues, Nivea Stelmann e Luigi Baricelli, entre outros. Os cantores Fiuk, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Claudia Leite e Margareth Menezes entre outros, também abrilhantaram a festa. O "Criança Esperança" é um projeto social com vistas à melhoria de vida de crianças carentes brasileiras, promovido pela Rede Globo, inicialmente em parceria com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e atualmente com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O Projeto é uma das mais bem sucedidas marcas relacionadas a programas sociais dirigidos às crianças carentes em todo o mundo. A campanha "Criança Esperança" da Rede Globo foi ao ar pela primeira vez em 28 de dezembro de 1986 e foi lançado num programa especial dos "Trapalhões", com 9 horas de duração e ajudou a estimular a sociedade a discutir sobre a situação das crianças e jovens brasileiros. O "Criança Esperança" todos os anos vem se superando em arrecadações, ações, e resultados. Até 2010, o "Criança Esperança", conseguiu arrecadar mais de 200 milhões de reais e investido todo o dinheiro em mais de 5 mil projetos sociais, entre os quais podemos citar: Organização Social amor e Vida - SAVI, Fundação Instituto para Desenvolvimento da Amazônia, Associação de Educação para a Vida de Vitória da Conquista, Associação das Mulheres de Nova Esperança, Grupo Cultural AfroReggae e muitos outros.