domingo, 31 de julho de 2011

"Década de 2010" (Personalidades - Gustavo Kuerten)

Gustavo Kuerten

Gustavo Kuerten (Florianópolis, 10 de setembro de 1976), conhecido como Guga, apelido afetivo comum em seu país para o prenome Gustavo, é um ex-tenista profissional brasileiro, considerado o maior tenista masculino da história do país. Maior tenista masculino brasileiro de todos os tempos - o que é comprovado pelos números (títulos, rankings e premiações) de sua carreira. Os anos 2000, quando terminou como número 1, e de 2001, quando terminou como número 2, representaram o auge da carreira do tenista catarinense. Em ambos, Guga sagrou-se campeão de seu torneio predileto, Roland-Garros, assim como venceu todos os grandes tenistas da época e alguns mitos, como Pete Sampras e Andre Agassi. Os pontos característicos de seu jogo erão os fortes golpes de fundo de quadra, em especial os de backhand paralelos e que passavam rasantes junto à rede por terem pouco efeito top spin, bem como um serviço eficiente e potente, que lhe permitia melhor controle do ponto. O grunhido emitido pelo tenista quando golpeava a bola era reconhecido por milhares de fãs mundo afora. Em 25 de maio de 2008 jogou no torneio de Roland-Garros em Paris, o que poderia ser seu último jogo na carreira. Alguns Prêmios de Gustavo Kuerten: 1º no ranking mundial de simples (43 semanas). 38º no ranking mundial de duplas (1997); carreira juvenil: 3º no ranking mundial de simples e 2º no ranking mundial de duplas; saque mais veloz: 212km/h (Gstaad, Suiça, 1999); Melhor Tenista do Ano (2000); 2º Melhor Tenista do Ano (2001); Líder do ranking brasileiro em simples durante mais de 9 anos (novembro de 1996 a fevereiro de 2005); Melhor Tenista da América do Sul (1999,2000 e 2001); Melhor Atleta Brasileiro (1999,2000,2001); Semifinalista da Copa Davis (2000); Prêmio Catarinense do Século; Medalha Cruz do Mérito de São Paulo; Primeiro Tenista a alcançar e vencer uma final de alto nível em um Grand Slam. Em 1 de junho de 2010, recebeu o troféu Philippe Chatrier, a maior horaria do tênis mundial, em reconhecimento às ações desenvolvidas pelo Instituto Guga Kuerten e o tricampeonato em Roland Garros. Em 12 de fevereiro de 2008 Guga anunciou sua aposentadoria em entrevista exclusiva ao "Globo Esporte", da Rede Globo. Fora das quadras, no dia 27 julho de 2011, Gustavo Kuerten foi escolhido para ser um dos responsáveis para coordenar o Projeto Olímpico de Tênis Rio 2016. Gustavo Kuerten ficará sempre marcado por ser um dos maiores tenistas do mundo e sem dúvida, um dos maiores do Brasil.

sábado, 30 de julho de 2011

"Década de 2010" (Televisão - Fantástico)

Fantástico

Aberturas do Fantástico

Fantástico é um programa de televisão brasileiro exibido aos domingos pela Rede Globo que completará 38 anos no dia 5 de agosto de 2011. Estreou no dia 5 de agosto de 1973. Criado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, com a participação do Armando Nogueira, Borjalo, Augusto Cesar Vanucci, Manoel Carlos e Ronaldo Boscoli, tendo formato de revista eletrônica. A música de abertura é de autoria de Guto Graça Melo com letra de Boni. O Programa é uma escalada pelos destaques curiosos da semana na política, nos debates, na economia, no entretenimento, na cultura, na cidadania, no esporte, nas atrações musicais nacionais e internacionais, tem aventura, ação, mágica, saúde, meio ambiente e comédia. No início o programa não tinha apresentadores fixos, o que só aconteceu anos depois. Os principais apresentadores nos últimos 10 anos foram Pedro Bial, Glória Maria, Cid Moreira, Sergio Chapelin e Zeca Camargo. Atualmente os apresentadores do programa são Zeca Camargo e Patrícia Poeta. Renata Ceribelli e Tadeu Schmidt também revezam a apresentação e Tadeu apresenta as noticias sobre esportes, que antes era apresentado por Léo Batista. A locução das matérias é feita por Cid Moreira e Berto Filho. Nos primeiros anos, Cid Moreira e Sérgio Chapelin apresentavam o Fantástico, juntamente com artistas do elenco da Globo que revezavam a cada domingo. Chico Anysio, com textos de Marcos César respondia pelo humor que depois foi substituido por nomes como, Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Pedro Cardoso, Bruno Mazzeo, Heloísa Perissé e Denise Fraga entre outros. Um dos principais diretores foi José Itamar de Freitas. Em comemoração aos 35 anos do programa, o concurso Menina Fantástica 2008 percorreu 105 cidades e 18 estados brasileiros em busca da próxima top model.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Pensamentos (Mário Quintana)

O Tempo
A Vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é seta-feira!
Quando se vê, já é Natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelismente, nunca mais voltará.
(Mário Quintana)

"Década de 2010" (Personalidades - Marília Pêra)









Marília Pêra
"120, 150, 200 KM Por Hora" - Ela Cantam Roberto Carlos

Marília Marzullo Pêra (Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1943) é uma atriz, cantora e diretora brasileira. Além de interpretar, Marília canta, dança e atua também como coreógrafa, produtora e diretora de peças e espetáculos musicais. Filha dos atores Manuel Pêra e Dinorah Marzullo, Marília pisou no palco de um teatro pela primeira vez aos quatro anos de idade, ao lado dos pais, que integravam o elenco da companhia de Henriette Morineau. Dos 12 aos 21 anos atuou como bailarina e participou de musicais e revistas, entre eles, "Minha Querida Lady" (1962), protagonizado por Bibi Ferreira, e "O Teu Cabelo Não Nega" (1963), biografia de Lamartine Babo, no papel de Carmem Miranda. Voltaria a viver o papel da cantora no espetáculo "A Pequena Notável" (1966), dirigido por Ary Fontoura; no "A Tribute to Carmen Miranda no Lincoln Center, em New York (1975), dirigido por Nelson Motta; na única apresentação "A Pêra da Carmem no Canecão" em 1986 e 1995 e no musical "Marília Pêra canta Carmem Miranda" (2005), dirigido por Mauricio Sherman. A primeira aparição na televisão foi em "Rosinha do Sobrado", na Rede Globo, em (1965) e, em seguida, em "A Moreninha". Em 1967 fez sua primeira apresentação em um espetáculo musical, "A Ùlcera de Ouro", de Hélio Bloch. Em 1974, Marília derrotou Elis Regina num teste para o musical "Como Vencer na Vida sem Fazer Força". logo depois, em 1975, gravou o LP "Feiticeira", lançado pela Som Livre. Marília é a atriz que mais atuou sozinha nos palcos, conseguindo atrair o público infantil para a dificil arte do monólogo. A estréia como diretora aconteceu em 1978, na peça "A Menina e o Vento", de Maria Clara Machado. Em 1992 apresentou o musical "Elas por Elas", para TV Globo. Em 2008, foi protagonista do longa-metragem, "Polaróides Urbanas", de Miguel Falabella, onde interpreta duas irmãs gêmeas. Na televisão participou de diversas novelas, como: "Brega e Chique" (1987), "Lua Cheia de Amor" (1990), "Meu Bem Querer" (1998), "Celebridade" (2003), "Cobras e Lagartos" (2006) e "Ti Ti Ti" (2011), entre outros. Em 2009, no Especial da Rede Globo "Elas Cantam Roberto", a sua experiência cênica foi posta a serviço da música de forma sublime e magistral, com uma voz linda, uma expressão no vazio que a música alerta. Nunca a tinha visto dessa maneira antes dela cantar daquela forma. Ao final, uma saí­da de palco na mesma intensidade e compasso que a música transmite: o contraponto dos 200 Km/h com a inércia e vazio que a vida moderna pode proporcionar.  Marí­lia Pêra, sem dúvida, fez uma versão para 120… 150… 200Km por Hora que ficou pra história.

sábado, 23 de julho de 2011

"Década de 2010" (Ciência - Ônibus Espacial)










Ônibus Espacial



O Ônibus Espacial ou vaivém espacial (em inglês: space shuttle) foi um veículo parcialmente reutilizável usado pela NASA como veículo lançador e nave para suas missões tripuladas. Ele tornou-se o sucessor da nave Apollo usada durante o Projeto Apollo, que levou o homem a lua. Quando o programa Apollo chegou ao fim, em 1972, os Estados Unidos ficaram órfãos de um sistema que pudesse levar seus astronautas ao espaço. Era preciso criar um novo veículo, mais moderno e ao mesmo tempo capaz de baratear as caríssimas viagens espaciais. O Ônibus Espacial nasceu desta necessidade, concebido como um veículo espacial reutilizável para alcançar a órbita da terra. O Ônibus voou pela primeira vez em 1981. Foram construídas cinco naves operantes deste tipo, chamadas Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour, que cumpriram diversas missões no espaço. Destas apenas a Discovery, a Atlantis e a Endeavour ainda existem, já que as outras duas acabaram destruídas em acidentes que se tornaram célebres tragédias na história da exploração espacial. Em 28 de janeiro de 1986, na STS-51-L (sua décima missão), um defeito nos tanques de combustível causou a explosão da Challenger, matando todos seus ocupantes, entre eles a professora, Christa McAuliffe, a primeira civil a participar de um vôo espacial. Em 01 de fevereiro de 2003 o Columbia, se desintegrou na reentrada após uma missão, causando a morte dos sete tripulantes. Depois de 30 anos de vôo espacial e mais de 130 missões de ciência e tecnologia de ponta, que ajudaram os cientistas a desenvolverem tecnologias como um "Coração Artificial", a "Tecnologia de Insulação" (para aquecimento de casas no inverno severo) e "Pneus" mais resistentes e duradouros, entre outros; a frota dos Ônibus Espaciais da NASA vai se aposentar e estará em exposição em instituições e museus de todo o país para inspirar a próxima geração de exploradores e engenheiros. Pela última vez, um ônibus espacial da Nasa fez seu pouso no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, foi às 6h56 (horário de Brasília) no dia 21 de julho de 2011. O Atlantis encerrou sua missão histórica de 13 dias, completando 200 voltas ao redor da terra e agora vai virar peça de museu. Quatro astronautas estiveram a bordo, além do comandante Christopher Ferguson, o piloto Doug Hurley e os especialistas de missão Sandy Magnus e Rex Walheim.

"Década de 2010" (Música - Rita Lee)








Rita Lee

Doce Vampiro


Rita Lee Jones Carvalho, mais conhecida como Rita Lee (São Paulo, 31 de dezembro de 1947) é uma cantora, compositora, atriz e instrumentista brasileira de grande renome no rock nacional, denominada a "Rainha do Rock Brasileiro". Ela já vendeu 55 milhões de cópias, sendo a cantora brasileira que mais vendeu na história da música brasileira. Nascida em São Paulo, Rita Lee é a filha mais nova de Charles Fenley Jones (descendente de imigrantes norte-americanos) e de Romilda Padula (filha de italianos). Fala fluentemente português, inglês, francês, espanhol e italiano. Também chegou a cursar Comunicação Social na Universidade de São Paulo em 1967, na mesma turma da atriz Regina Duarte, mas deixou a universidade durante o primeiro período. Em 1963, forma um conjunto com mais duas garotas, as "Teenage Singers", que participam de shows e de festas colegiais. No ano seguinte elas conhecem um trio masculino, "Wooden faces". Os dois grupos se juntam, formando o "Six Sided Rockrs", banda que depois se chamará "O'Seis", que chega a gravar um disco compacto com duas músicas. Com a saída de três componentes, sobram Rita, Arnaldo e Sérgio que passam a se chamar "Os Bruxos". Por sugestão de Ronnie Von, o grupo passou a chamar-se, "Os Mutantes". Em 1972, Rita sai dos Mutantes. Depois de um curto período de depressão, formou com a amiga Lúcia Tumbull um dupla no estilo folk rock, "As Cilibrinas do Éden". A dupla acaba e já cantando sozinha, grava o disco "Fruto Proibido", em 1975 na Som Livre, o qual Rita alcança a consagração nacional, com vários sucessos como "Agora só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow" e especialmente "Ovelha Negra". Fruto Proibido é considerado uma obra prima do rock nacional, tornando-se uma espécie de manual para fazer-se rock em português. Em 1976, conhece o músico carioca Roberto de Carvalho e inicia uma parceria musical/amorosa de sucesso, que segue até os dias atuais. No final da década de 1970 e durante todos os anos 80, influenciados pela Disco Music, Rita e Roberto emplacam sucesso após sucesso nas paradas. Rita Lee teve seu nome envolvido com drogas durante muito tempo. Durante sua primeira gravidez, foi presa por porte de maconha. Na década de 1980, interna-se em uma clínica de reabilitação devido a uma combinação de uso de drogas e stress e voltou a ser internada pelo mesmo motivo em 2004. Em 2002, passa a co-apresentar o programa de televisão "Saia Justa", no canal pago GNT. De setembro a dezembro de 2005, comandou, ao lado do marido, o talk-show "Madame Lee" no canal pago GNT (Globosat). Numa declaração da cantora ao programa "Fantástico" (Rede Globo), ela confessou que só deixou a droga totalmente em janeiro de 2006, depois de procurar ajuda em um hospício. em 2007, como comemoração aos seus 40 anos de carreira fez uma turnê nacional de sucesso. Em 2008, no especial de Roberto Carlos da Rede Globo, a cantora fez uma participação especial. No início de 2009, é gravado no Rio de Janeiro o CD e DVD Multishow Ao Vivo, que no mesmo ano é indicado ao Grammy Latino na categoria de "Melhor Álbum Pop".

terça-feira, 19 de julho de 2011

"Década de 2010" (Personalidades - Mário Lago / Paulo Gracindo




Mário Lago / Paulo Gracindo

Mário Lago e Paulo Gracindo, que completariam 100 anos em 2011 ganharão uma homenagem dos Correios. Suas imagens estarão num selo da série Atores Nacionais.

-Mário Lago (Rio de Janeiro, 26 de novembro de 1911 - Rio de Janeiro, 30 de maio de 2002) foi um advogado, poeta, radialista, letrista e ator brasileiro. Autor de sambas populares como "Ai que saudades da Amélia" e "Atire a primeira pedra", ambos parceria com Ataulfo Alves, fez-se popular entre as décadas de 40 e 50. Formou-se em Direito pela Universidade do Brasil, em 1933, nesta época tornou-se Marxista e exerceu a profissão por apenas alguns meses. Nas Artes, começou pela poesia e envolveu-se com o teatro de revista, escrevendo, compondo e atuando. Em, 1938 Orlando Silva realizou a famosa gravação de "Nada Além", que compôs em parceria com Mário Mesquita. Na Rádio Nacional, foi ator e roteirista, escrevendo a radionovela "Presídio de Mulheres". Mas só ficou conhecido pelo público da televisão, quando passou a atuar em novelas da Rede Globo, como "O Casarão", Brilhante", "Elas por Elas" e "Barriga de Aluguel", entre outras. Também atuou em peças de teatro e filmes. Em 1989, ligou-se ao Partido dos Trabalhadores e em 1998 participou da campanha do candidato Lula, à presidência do Brasil. Autor de vários livros, foi biografado em 1998 por Mônica Velloso. No Carnaval de 2001 foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz. Em dezembro de 2001 foi homenageado durante a entrega do Troféu Domingão do Faustão, que no ano seguinte ganharia o nome "Troféu Mario Lago". Em janeiro de 2002, recebeu, solenemente a Ordem do Mérito Parlamentar. Morreu no dia 30 de maio de 2002, aos noventa anos de idade.

-Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo, mais conhecido como Paulo Gracindo, (Rio de Janeiro, 16 de julho de 1911 - Rio de Janeiro, 4 de setembro de 1995) foi um ator brasileiro. Paulo Gracindo se considerava alagoano, pois foi viver em Maceió ainda bebê. Sonhava ser ator, porém seu pai era um obstáculo e Paulo respeitou a proibição até a morte do pai. Aos vinte anos, mudou-se para o Rio, dormiu na rua e passou fome. Investiu num namoro com a filha de um português, para entrar no grupo de teatro de maior prestígio da época, o Teatro Ginástico Português. Participou das maiores companhias de teatrais nas décadas de 30 e 40. Fez sucesso na Rádio Nacional, apresentando o "Programa Paulo Gracindo", com a radionovela "O Direito de Nascer" e o programa de humor "Balança mais Não Cai", onde interpretava o quadro "Primo Pobre e Primo Rico" (que depois viria a fazer sucesso na TV). Na televisão, fez personagens inesquecíveis, como o Coronel Ramiro Bastos em "Gabriela" (1975), e o Padre Hipólito de "Roque Santeiro", mas, o mais marcante foi o Prefeito Odorico Paraguaçu, de "O Bem Amado" (1973-1980-1984). Em 1990, atuou em "Rainha da Sucata" como o Betinho (Alberto Figueiroa), fez poucos filmes, mas foi um dos atores preferidos da geração do cinema novo. Morreu aos 84 anos no Rio de Janeiro.

domingo, 17 de julho de 2011

"Década de 2010" (Tragédia - Acidente com Avião LET da Noar Linhas Aéreas)













Acidente com Avião LET da Noar Linhas Aéreas

Um Avião de pequeno porte caiu na manhã de quarta-feira, 13 de Julho de 2011 em um terreno na avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A aeronave é um bimotor L410 que pertence a Noar Linhas Aéreas e fazia a linha Recife/Mossoró, com escala em Natal. Ao todo, havia 16 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação. Não houve sobreviventes, segundo o Corpo de Bombeiros. O L-410, também conhecido como LET, é um bimotor turboélice com capacidade para até 19 passageiros e destinado para o transporte em pequenas e médias distâncias. Entre as características da aeronave, estão a cabine mais larga e alta comparada a outros modelos e as poltronas distribuídas em fileiras de um e dois assentos. De acordo com o Comando da Aeronáutica, o bimotor decolou do Aeroporto Internacional dos Guararapes às 6:51. Quatro minutos depois, o piloto informou à torre de Controle que estava em situação de emergência e tentou fazer pouso forçado, caindo em terreno baldio próximo ao Hospital da Aeronáutica e localizado a 4 km do aeroporto e a 100 metros da praia de Boa Viagem. Segundo o Corpo de Bombeiros, carros do Instituto Médico-Legal (IML) e equipes de investigãção de acidentes aéreos da Força Aérea Brasileira (FAB) foram ao local do acidente. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes aeronáuticos (Cenipa) enviou uma equipe para iniciar as investigações para fins de prevenção. Ainda não há um prazo para a conclusão do laudo sobre as causas da queda do bimotor.

"Década de 2010" (Tecnologia - You Tube)














You Tube



O You Tube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. You Tube vem do inglês You=Você e Tube=Tubo, ou, no caso, gíria utilizada para designar a televisão. No caso, You Television ficaria algo como "Você Televisiona" ("Você Transmite"). Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do "PayPal", um famoso site da Internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos. O You Tube utiliza o formato Adobe Flash para disponibilizar o conteúdo. É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado em 2006) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos. Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materias caseiros. Interessado em se consolidar como um dos maiores serviços de Internet do mundo, foi anunciada em 9 de Outubro de 2006 a compra do You Tube pelo Google, pela quantia de U$$ 1,65 bilhão em ações. O resultado desta aquisição pode unificar o serviço com o Google Video. A revista norte-americana "Time" (edição de 13 de novembro de 2006) elegeu o You Tube a melhor invenção do ano. Em março de 2006, cerca de vinte mil novos vídeos foram carregados no You Tube diariamente. As visualizações diárias são estimadas na casa dos milhões. No Brasil o You Tube está na 6ª posição no ranking dos sites mais acessados. Em 30 de novembro de 2010, o Brasil teve sua primeira transmissão ao vivo através do You Tube Live. Um show de sertanejo com 3 horas de duração e em 19 de fevereiro de 2011 foi realizado o segundo "You Tube Live" no Brasil, tendo como palco um trio elétrico, a transmissão chegou a 10 mil usuarios simultaneamente, um recorde no You Tube Brasil. Além de milhares de vídeos caseiros que fazem sucessos no You Tube, alguns Astros da música atual foram lançados e reconhecidos através do You Tube, exemplo disso são Luan Santana (Brasil) e Justin Bieber (Canadá).

Luan Rafael Domingos Santana (Campo Grande, 13 de março de 1991), é um cantor e compositor brasileiro de música sertaneja. O cantor já figurou entre os mais populares da internet logo a frente de cantores como Coldplay e Britney Spears entre outros. Assim que seu primeiro CD ficou pronto, em poucas semanas o vídeo da música "Meteoro" atingiu a marca de 10 milhões de acesso no You Tube. No verão de 2009, começa a explosão do jovem cantor, Luan quebra todos os recordes de público pelas cidades onde passa. Atualmente o cantor tem dois discos de Platina pela ABPD, pelos álbuns "Luan Santana - Ao Vivo" de formato CD e DVD.

Justin Bieber (Stratford, Ontário, 1º de março de 1994) é um cantor de música pop e R&B e ator canadense. Suas apresentações foram vistas no You Tube por Scooter Braum, que eventualmente se tornou seu agente. A primeira de duas partes do seu álbum de estréia, "My World", foi lançada em 17 de novembro de 2009, porém mesmo antes do lançamento do álbum, vendeu 137 mil cópias durante sua primeira semana. Bieber foi nomeado como a revelação do ano pela "Much Music" e listado pela "Celebuzz" no top 10 dos artistas revelados pelo You Tube da década.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

"Década de 2010" (Personalidades - Jorge Amado)

Jorge Amado


Jorge Leal Amado de Faria (Itabuna, 10 de agosto de 1912 - Salvador, 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Ele é o autor mais adaptado da talevisão brasileira, verdadeiros sucessos como "Tieta de Agreste", "Gabriela, Cravo e canela" e "Tereza Batista Cansada de Guerra" são criações suas, além de "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "Ttenda dos Milagres". A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em Braille e em fitas gravadas para cegos. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa. Foi jornalista e envolveu-se com a política ideológica, tornando-o comunista, como muitos de sua geração. São temas constantes em suas obras os problemas sociais, o folclore, a política, crenças e tradições, e a sensualidade do povo brasileiro. Suas obras são uma das mais significativas da moderna ficção brasileira, com 49 livros, propondo uma literatura voltada para as raízes nacionais. Em 1945, foi eleito Deputado Federal pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), o que rendeu fortes pressões políticas. Era casado com Zélia Gattai, também escritora, que o sucedeu na Academia brasileira de Letras. Escritor profissional, viveu exclusivamente dos direitos autorais dos seus livros. Recebeu no estrangeiro os seguintes prêmios: Prêmio Lênin da Paz (Moscou, 1951); Prêmio de Latinidade (Paris, 1971); Prêmio do Instituto Ítalo-Latino-Americano (Roma, 1976; entre outros. No Brasil: Prêmio Nacional de Romance do Instituto Nacional do Livro (1959); Prêmio Fernando Chinaglia (1982); Prêmio Nestlé de Literatura (1982); Prêmio Brasília de Literatura - Conjunto de obras(1982), entre outros. Jorge Amado é o segundo autor brasileiro mais publicado em todo o mundo (superado apenas por Paulo Coelho): sua obra foi editada em 52 países, e vertida para 49 idiomas e dialetos.

terça-feira, 12 de julho de 2011

"Década de 2010" (Personalidades - Jô Soares)

Jô Soares

José Eugênio Soares (Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1938), mais conhecido como Jô Soares, é um humorista, apresentador de televisão, escritor, artista plástico, dramaturgo, diretor teatral e ator brasileiro. Em, 1970 participou do primeiro humorístico da TV Globo "Faça Humor não Faça Guerra", em 1973 fez "Satiricom", em 1976 "Planeta dos Homens", em 1981 "Viva o Gordo" com direção de Walter Lacet e Francisco Milani, foi o primeiro programa solo dele. Tinha roteiros de Armando Costa e texto de Max Nunes, onde mais de 300 personagens foram compostos ao longo dos seis anos de existência. O programa estreou em 9 de março de 1981 e dentre os personagens mais famosos de Jô Soares no "Viva o Gordo", estão: Capitão Gay e seu assistente Carlos Suely (Eliezer Motta), Alice no País das Maravilhas, o Reizinho, a Ciça (ginasta), o Zé da Galera (com seu bordão "Bota ponta Telê!") e Vovó Naná, entre outros. Atualmente, Jô Soares, lidera o "Programa do Jô", que é uma atração rádio-televisiva, definindo-se basicamente como um programa de entrevistas. É produzido pela Rede Globo de São Paulo, transmitida por este canal e pela Rádio CBN e mistura entretenimento, entrevistas e música. O "Programa do Jô", foi inaugurado na Globo no dia 3 de abril de 2000, vai ao ar de segunda a sexta-feira, logo após o jornal da Globo, tradicionalmente apresenta entrevistas com convidados de diversos seguimentos, brasileiros ou extrangeiros, onde o apresentador fala, com diferentes níveis de desenvoltura, cinco idiomas (português, inglês, francês, italiano e espanhol). Conta ainda com um sexteto musical próprio, responsável pela abertura do programa e pelo acompanhamento de alguns musicais. Jô Soares, Além de diversas produções cinematográficas, como "Sábado", "O Xangô de Baker Street" e "A Dona da História" também é escritor e autor de livros como: "O astronauta sem Regime", L&PM -1985, "O Xangô de Baker Street" (que depois virou filme) Cia das Letras - 1995, "O Homem que Matou Getulio Vargas" Cia das Letras - 1998 e "Assassinatos na Academia Brasileira de Letras" Cia das Letras - 2005. Em 2010, Jô Soares comemorou 10 anos do "Programa do Jô", que contou com a presença de seis humoristas da nova geração, entre eles, Dani Calabresa, Marcelo Adnet, Bruno Mazzeo e Leandro Hassum.

domingo, 10 de julho de 2011

"Década de 2010" (Sociedade - União Homoafetiva)
















União Homoafetiva


O reconhecimento de uniões entre pessoas do mesmo sexo no Brasil (também chamadas de uniões homoafetivas) como entidade familiar, por analogia à união estável, foi declarado possível pelo Supremo Tribunal Federal em 5 de maio de 2011 no julgamento conjunto da Ação Direta de Inconstitucionalidade (AID) nº4277, proposta pela Procuradoria-Geral da República, e da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 132, apresentada pelo governador do estado do Rio de Janeiro. Desta forma, no Brasil, são reconhecidos às uniões estáveis homoafetivas todos os direitos conferidos às uniões estáveis entre um homem e uma mulher. O casamento entre iguais é um casamento celebrado entre pessoas do mesmo sexo legal (conforme registro em suas certidões de nascimento). É muitas vezes referido popularmente como casamento gay ou casamento homossexual, no entanto estas expressões um tanto preconceituosa, desvia o verdadeiro objetivo dessa união pois a União Homoafetiva, difere do casamento entre Homem e Mulher. A união civil entre iguais, adotada em vários países, apenas reconhece direitos e obrigações e vem mais e mais sendo reconhecido como um bem público que é administrado e respeitado pelo Estado. O julgamento para a legalização da união civil entre pessoas do mesmo sexo, levou em consideração uma vasta gama de princípios jurídicos consagrados pela Constituição como direitos fundamentais, dentre eles: a igualdade, a liberdade, e a proibição de qualquer forma de discriminação. Atualmente, esse tipo de casamento também é legal na Bélgica, no Canadá, na África do Sul, na Espanha, na Suécia, na Noruega, na Islândia, em Portugal, na Argentina, na Cidade do México, na cidade Camberra e nos estados de Massachusetts e Connecticut dois dos 50 Estados dos Estados Unidos da América. Nos E.U.A também foi legalmente reconhecido no Iowa durante menos de 24 horas entre 30 e 31 de Agosto de 2007 e na Califórnia até às eleições de Novembro de 2008.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

"Década de 2010" (Personalidades - Tom Cruise)



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tom Cruise
 
Thomas "Tom" Cruise Mapother IV (AFI: [ˈtɒməs ˈkruːz ˈmeɪpɒθər]; Syracuse, 3 de Julho de 1962) é um ator e produtor de cinema americano. Listado pela revista Forbes como a celebridade mais popular de 2006, foi indicado por três vezes para o Oscar e venceu três Globos de Ouro. Seu primeiro papel de destaque foi no filme Risky Business (br: Negócio Arriscado), descrito como um "clássico da geração X", responsável por consagrar sua carreira como ator. Após desempenhar o papel de um heróico piloto de caças no filme Top Gun (br: Top Gun - Ases Indomáveis), de 1986, enorme sucesso de público e crítica e consagrando sua carreira como galã de filmes para adolescentes. Cruise continuou a fazer filmes nesta mesma linha, interpretando posteriormente um agente secreto na série de filmes de ação Mission: Impossible (Missão Impossível) durante as décadas de 1990 e 2000.  Em 1990 consegue a aceitação dos críticos, com Days of Thunder (br: Dias de Trovão), o filme onde estreava como guionista com Robert Towne.  Enquanto isso, já rodava o filme Terror a Bordo. Foi um noivado curto mas intenso, e no dia 24 de Dezembro de 1990, casaram-se em Telluride, Colorado. A cerimonia foi ao alcance de qualquer curioso. Um ano mais tarde, em 1991, filmariam o primeiro filme juntos, Far and Away (br: Um Sonho Distante), demasiado pronto, segundo as declarações de Nicole Kidman. Neste momento, o cinema mostrava um Tom de muita garra, disposto a oferecer mais e mais e, sem duvida, demonstrou, quando contracenou com a sua esposa Nicole Kidman após um noivado conturbado, no dia 24 de Dezembro de 1990, casaram-se em Telluride, Colorado. Nesse mesmo ano estreou-se como diretor num canal de televisão, em Fallen Angels. Um novo recorde, cobrando quinze milhões de dólares para atuar em Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles (br: Entrevista com o Vampiro), com Brad Pitt e Antonio Banderas. Numa nova interpretação, como advogado, seria o seu seguinte filme, The Firm (br: A Firma), em 1993. Além destes papéis heróicos, interpretou outros personagens de destaque, como o misógino guru de auto-ajuda em Magnólia (1999) e um sociopático assassino de aluguel, frio e calculista, no thriller de Michael Mann, Collateral (2004). Em 1992, Tom interpreta a personagem de advogado militar em A Few Good Men (br: Questão de Honra), dirigido por Rob Reiner, com Jack Nicholson e Demi Moore. Neste filme bateria um novo recorde na sua carreira profissional, cobrando mais de doze milhões de dólares pela sua atuação. Em 2005 o jornalista de Hollywood Edward Jay Epstein listou Cruise como um dos poucos produtores (juntamente com George Lucas, Steven Spielberg e Jerry Bruckheimer) capazes de garantir o sucesso de uma franquia cinematográfica bilionária. Desde o mesmo ano Cruise e Paula Wagner têm o comando do estúdio cinematográfico United Artists, com Cruise como produtor e principal estrela e Wagner como principal executiva. Cruise também é conhecido por sua controversa filiação e aderência à Igreja da Cientologia. Reconhecido em Hollywood, entrou para o grupo dos atores mais bem pagos do cinema.  Na adapatação para livro, de Anne Rice, encarna o papel de Lestat de Lioncourt. O filme foi dirigido por Neil Jordan, e Tom arrecadou mais de 35 milhões de dólares. Em 1996, Tom estreou como produtor de filmes em Missão Impossível. Ele faz parceria com Paula Wagner na C/W Productions. Em 2002, trabalhou com o famoso diretor de cinema Steven Spielberg, pela primeira vez, no filme de ficção-científica Minority Report, e com ele voltou a trabalhar em 2005, nas filmagens do também ficção-científica War of the Worlds (br: Guerra dos Mundos). É um famoso adepto da Cientologia. Sua estrela na Calçada da Fama está localizada em 6912 Hollywood Boulevard.

sábado, 2 de julho de 2011

Pensamentos (Cora Coralina)


"Se temos de esperar,

que seja para colher a semente boa

que lançamos hoje no solo da vida.

Se for para semear,

então que seja para produzir

milhões de sorrisos,

de solidariedade e amizade."


"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.

Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."


(Cora Coralina)