quinta-feira, 24 de março de 2011

"Década de 2010" (Catástrofe-Sismo e Tsunami no Japão)
















Sismo e Tsunami no Japão
Sismo e Tsunami de Sendai de 2011, foi um sismo de magnitude de 9,0 Mw com epicentro ao largo da costa do Japão ocorrido às 05:46 UTC (14:46 no horário local) de 11 de março de 2011. O epicentro foi a 130 quilômetros da costa leste da Península de Oshika, na região de Tõhoku, com o hipocentro situado a uma profundidade de 24,4 quilômetros. O sismo atingiu o grau 7 - a magnitude máxima da escala de intensidade sísmica da Agência Meteorológica do Japão - ao norte da Prefeitura de Miyagi, grau 6 em outras prefeituras e 5 em Tóquio. O Sismo provocou alertas de Tsunami e evacuações na linha costeira japonesa do Pacífico e em pelo menos 20 países, incluindo toda a costa Pacífica da América do Norte e América do Sul. Provocou também ondas de tsunami de mais de 10m de altura, que atingiram o Japão, as ondas percorreram mais de 10km de terra. 2414 mortes foram confirmadas, e pelo menos 10 000 pessoas foram declaradas desaparecidas em seis prefeituras. Estima-se que a magnitude do sismo de Sendai faça deste o maior sismo a atingir o Japão e um dos cinco maiores do mundo desde que os registros modernos começaram a ser compilados.

"Década de 2010" (Personalidades-Fernanda Montenegro)


Fernanda Montenegro
Montenegro, nome artístico de Arlette Pinheiro Esteves Torres, Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1929, é uma atriz brasileira de cinema, teatro e televisão. É considerada tanto pelo público quanto pela crítica brasileira como uma das maiores damas do teatro, TV e cinema de todos os tempos. É, por enquanto a primeira e única atriz brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu papel em "Central do Brasil". Além de ter sido cinco vezes agraciada com o prêmio Moliére, ter recebido três vezes o Prêmio do Governador do Estado de São Paulo e de inúmeros outros prêmios em teatro e cinema, ganhou ainda o Urso de Prata de melhor atriz e concorreu ao Óscar de melhor atriz em 1999 e ao Globo de Ouro de Melhor atriz em filme dramático pelo filme Central do Brasil de Walter Salles. Recebeu também vários prêmios da crítica americana, no mesmo ano (Los Angeles Film Critics Award, National Board of Review Award). Em Televisão participou de centenas de teleteatros na extinta TV Tupi, TV Excelsior, TV Rio, Rede Record de dezenas de produções na Rede Globo, imortalizando personagens como Charlô de Guerra dos Sexos, a Naná de Cambalacho, Zazá, papel-título da novela de Lauro César Muniz, em 1999, Nossa Senhora, na minissérie "O Auto da Compadecida", adaptação da premiada peça de Ariano Suassuna e transformada em filme no ano seguinte. Em 2006 fez a vilã Bia Falcão na novela "Belissima", em 2010 protagonizou a novela "Passione" com a personagem Bete Gouveia, ainda em 2010, Fernanda Montenegro ganhou o Prêmio Shell de melhor atriz pela participação na peça "Viver Sem Tempos Mortos".

quarta-feira, 16 de março de 2011

"Década de 2010" (Cultura-Carnaval 2011)

Olinda/PE

Recife/PE
Rio de Janeiro

Desfile da Beija-Flor com o Rei Roberto Carlos
Carnaval do Rio de Janeiro, Recife e Olinda
"A Simplicidade de um Rei" conduziu a Beija-Flor de Nilópolis à posição de majestade do samba mais uma vez, com o título do carnaval do Rio de Janeiro. Com um total de 299,80 pontos. No desfile da Beija-Flor, Roberto Carlos, que em abril completará 70 anos, foi muito aplaudido ao aparecer no último carro alegórico da escola. Ele desfilou em um carro com uma imagem gigante do Cristo de braços abertos que simbolizava suas crenças religiosas e com uma rosa vermelha nas mãos. A beija-flor contou a infância do artista de Cachoeira do Itapemirim, no Espírito santo, e parte de seus mais de 50 anos de carreira.
Em Recife, após a cerimônia de abertura oficial do carnaval, o Marco Zero recebeu um time de estrelas no show "Sob o mesmo céu - Mulheres do Brasil". O Show, dirigido por Lenine com roteiro de Braulio Tavares, conta com a participação das cantoras da MPB: Maria Gadu, Zélia Ducan, Marina Lima, Elba Ramalho, Roberta Sá, Céu, Fernanda Takai, Mariana Aydar, Karina Burh, Nena Queiroga e Isaar. Cada uma cantou uma canção de seu repertório e duas músicas carnavalescas.
Em Olinda, a decoração do Carnaval 2011 foi um tributo à África Negra, destacando as tradições, histórias, mitos, crenças, filosofias e costumes dos habitantes desse enorme continente. Com o nome de "África: Mãe da Terra, coração do planeta", a cenografia, do artista plástico Fernando augusto, também homenageia os orixás afro-brasileiros. Treze orixás, entre eles Oxalá, Yemanjá, Exu e Ogum, receberam os foliões em frente à sede da prefeitura de Olinda.